Comportamento e Perfil do Investidor Atual

O jovem investidor no mercado financeiro brasileiro 

No final do ano de 2020, a B3 divulgou um estudo sobre o comportamento do novo investidor brasileiro. Isso mesmo, novo investidor, pois o perfil dos investidores brasileiros mudou com o passar dos anos. 

Não estamos falando do perfil pessoal para escolher o investimento, estamos nos referindo ao perfil de uma forma geral.

Conforme informações do site oficial da B3, o investidor atual é jovem, está na faixa etária dos 30 anos, investe valores menores e busca rentabilidade em longo prazo.

Esse perfil é oriundo de um estudo da B3 que analisou mais de 2 milhões de pessoas que iniciaram sua jornada de investimentos na bolsa de valores entre abril de 2019 e abril de 2020. Ao passo que até o mês de outubro de 2020, as contas abertas na B3 ultrapassaram o número de 3,2 milhões de contas, em sua totalidade, ou seja, entre contas antigas e os novos investidores.

Qual é o perfil do investidor atual?

Sendo assim, de acordo com os dados da pesquisa, o perfil médio dos novos investidores é: 

  • Jovem, média de idade de 32 anos;
  • Sem filhos, cerca de 60% dos investidores;
  • Renda mensal de até R$ 5 mil, mais da metade dos investidores (56%);
  • Trabalha em tempo integral, cerca de 62% dos investidores;
  • Maioria homens (74%) e 26% dos novos investidores são mulheres. 

Todavia, é importante ressaltar que o volume de mulheres no mercado de investimento aumentou bastante. Uma vez que esses 26% representam uma elevação de 179.392 em 2018 para 809.533 em 2020.

O que diminuiu foi o valor do investimento inicial, de uma média de R$ 1.916,00 em 2019, caiu para o valor de R$ 660,00 em 2020. Todavia, entre os mais jovens, o investimento inicial é, em média, R$ 225,00.

A volatilidade do mercado e o mundo digital na educação financeira  

A volatilidade do mercado financeiro sempre assustou os investidores, porém, segundo a própria B3, os influenciadores digitais possuem um papel importante nessa mudança de perfil do investidor brasileiro. 

De acordo com os investidores ouvidos pela B3, 73% obtêm informações sobre investimentos na internet e 60% o fazem por meio de influenciadores digitais. Ou seja, os investidores atuais recebem educação financeira pela internet. Porém, embora aprendam através da internet, metade desses investidores afirmam que tomam suas decisões por conta própria, apenas analisando as informações repassadas pelos influenciadores digitais.

Caso queira conhecer o mundo dos investimentos, veja nossos artigos sobre Tesouro Direto, LCA e CLI, perfil do investidor. É importante que busque informações sobre os investimentos para que diversifique seus investimentos de forma direcionada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.