Entenda o que é a B3 e o Clube de Investimento para Pessoa Física

O que é a B3 e o Clube de Investimento?

A B3 disponibiliza o clube de investimento, e é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão.  Sendo uma sociedade de capital aberto cujas ações (B3SA3) são negociadas no Novo Mercado.

A B3 integra os índices Ibovespa e outros índices relevantes no mercado financeiro

 Conforme informações do site oficial da empresa, a B3 integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag, entre outros. Dessa forma, a B3 é uma das maiores em valor de mercado, com posição global de destaque no setor de bolsas.

Assim sendo, a B3 oferece soluções de sistemas e serviços para os mercados de ações, derivativos de ações, financeiros e de mercadorias, títulos de renda fixa, cotas de fundos, títulos públicos federais e moedas à vista. 

O que é um clube de investimento?

O Clube de Investimento é uma modalidade de investimento que tem como principais objetivos ser um instrumento de aprendizado para o pequeno investidor e um canal de acesso ao mercado de capitais, conforme informa o site oficial da B3. Ou seja, podemos entender que o clube de investimento é uma direcionamento para o pequeno investidor, já que são muitas as opções para quem deseja iniciar no mercado de investimentos.

O que é necessário para criar um clube de investimento?

Entretanto, para criar o clube de Investimento é necessário que haja um administrador. Ao passo que esse pode ser uma distribuidora de títulos, uma corretora ou banco com carteira de investimento. Dessa forma, essa instituição se responsabilizará pela documentação e garantir o bom funcionamento do clube. 

É importante ressaltar que o clube de investimentos é constituído por pessoas físicas que desejam aplicar recursos em títulos e valores mobiliários.

Através do clube de Investimentos é possível que haja um maior volume de recursos. Dessa forma, é possível diversificar a aplicação, já que pode ocorrer investimentos em ações de diversas empresas  simultaneamente. Bem como, é possível investir em outros setores da economia, de maneira que os custos fiquem proporcionalmente menores. 

Pessoas físicas podem investir sem intermediários

O clube de investimentos B3 é uma opção para viabilizar investimentos para pessoa física, sendo assim, não é uma obrigatoriedade. 

Já que é possível que você invista por conta, sendo importante que faça pesquisas para entrar nesse mundo dos investimentos. Falamos sobre algumas opções de investimentos, como o Tesouro Direto, LCI, e alguns comparativos que podem ser interessantes. Dessa forma, caso se interesse, basta clicar nos respectivos links. 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.