Como utilizar as redes sociais para promover seu pequeno negócio

Conquiste novos clientes com campanhas de marketing direcionadas

Atualmente, quem deseja ter sucesso em seu empreendimento, deve utilizar as redes sociais da internet, como o Facebook, Instagram e Linkedin, por exemplo, ativamente, a fim de fortalecer a sua marca, gerar um maior engajamento de seu público alvo, e, é claro, aumentar as suas vendas.

Uma das grandes vantagens desse tipo de estratégia, é que ela oferece um grande custo benefício, visto que não é preciso gastar muito dinheiro com campanhas de marketing. Além do mais, as redes sociais promovem uma grande interação entre a empresa e seus clientes, de modo que a empresa que as utiliza, pode alcançar ótimos resultados.

Estima-se que cerca de 116 milhões de pessoas são ativas no Facebook, acessando a rede social todos os dias. ademais, o Instagram conta com 122 milhões de usuários brasileiros, e o Linkedin com 51 milhões. O mercado nacional é amplo e as possibilidades são infinitas, sendo possível conquistar muitos clientes.

Contando com estes números expressivos, o microempresário tem, à sua frente, um setor promissor e grandes oportunidades de negócios. Todavia, há uma ampliação do mercado consumidor como nunca visto antes. Desta maneira, é preciso buscar um maior conhecimento do modo como se usa estas ferramentas digitais para alavancar seu negócio. Vamos lá!

1- Conheça seu público alvo (persona)

A princípio, é importante conhecer o mercado, saber quem é seu público alvo, de forma a poder oferecer um serviço diferenciado de olho em um perfil consumidor. Aliás, a persona é uma definição de seu cliente ideal. Conhecendo seu público alvo, você pode criar estratégias e investir em uma rede social específica para seu perfil.

2 – Procure ter uma linha editorial

Não adianta apenas postar conteúdo nas redes sociais, é preciso ter uma linha editorial. Deve-se definir metas e objetivos a serem alcançados, como uma maior interação entre os usuários, por exemplo. Emsíntese, é importante definir o seu conteúdo.Você pode, por exemplo, fazer posts relacionados a tecnologia, se você vende este tipo de produto.

3 – Procure criar um perfil simples e objetivo nas redes sociais

Muitas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, permitem  colocar informações relacionadas ao perfil das empresas. Estes dados são importantes, pois são vistos pelos clientes ao entrarem na sua rede de relacionamentos. Em suma, deve-se colocar uma frase resumida, clara, simples e objetiva, sobre o seu negócio.

4 – Conheça as características de cada rede social

As redes sociais se diferem de diversas maneiras. O twitter, por exemplo, exibe principalmente mensagens curtas de notícias. O Youtube exibe vídeos, e o Instagram permite a inserção de imagens que podem ser utilizadas para a venda de produtos. Veja qual a plataforma é a mais indicada para o seu negócio.

5 – Publique regularmente

Não adianta postar conteúdo de vez em quando. É necessário que se publique regularmente, de forma constante. Sendo assim, seu público alvo terá mais informações sobre a sua empresa, gerando um maior fortalecimento de sua marca. Ser ativo nas redes sociais é importante para alavancar seu negócio.

6 – Poste conteúdos variados

O Instagram, por exemplo, permite a realização de posts diferenciados, em formatos singulares. Deve-se conhecer as suas particularidades e postar conteúdos variados. No Facebook, por exemplo, é possível publicar imagens, textos e vídeos. Ao oferecer conteúdos midiáticos diferentes, você amplia seu alcance.

7 – Conecte as redes sociais ao site de sua empresa

Ao conectar todo seu conteúdo midiático, você amplia seu alcance. Vale ressaltar que é preciso produzir um material diferenciado tanto para redes sociais , quanto para o seu site. Colocar links de sua página na internet para as plataformas, conecta seus clientes de forma que eles consumam informações diferenciadas a respeito de seu negócio.

8 –   Construa a sua identidade visual nas redes sociais

A rede social deve ser o reflexo de sua marca. Suas fotos, vídeos, e demais conteúdos, devem ter uma identidade própria, de modo que seu público alvo identifique seu negócio tão logo acesse a rede social. Faça com que seus conteúdos tenham a personalidade de sua empresa.

9 – Faça uma análise dos resultados obtidos

Com o avanço da tecnologia, hoje é possível medir o resultado de uma campanha de marketing sem muito esforço. As redes sociais permitem uma análise realista do alcance de seus conteúdos midiáticos. Dessa maneira, você pode observar qual tipo e estratégia tem resultados mais satisfatórios. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.