Como tratar a autossabotagem?

Para tratar a autossabotagem não existe um passo a passo ou dicas “certeiras”. Primeiro porque somos seres humanos e todos diferentes, segundo porque é um processo gradativo, de autoconhecimento.

Sendo assim, considere as nossas dicas de hoje como meios de reflexão para a sua vida cotidiana. Mas lembre-se de buscar dentro de si (com a ajuda da psicoterapia, inclusive) medidas que sejam eficientes contra a autossabotagem.

Esperamos servir de inspiração para esse seu processo de desenvolvimento pessoal!

Como tratar a autossabotagem?

Antes de qualquer coisa, precisamos aprender a identificar a autossabotagem em nossas vidas. Ela, que é tão silenciosa, pode estar impregnada em contextos que sequer imaginamos.

Por isso que a autorreflexão sempre será um bom ponto de partida. Além disso, outras ações podem ser interessantes nesse contexto de autodescoberta. Veja:

1- Comece conhecendo a si mesmo e os próprios limites

Conhecer a si mesmo é uma das melhores formas de tratar a autossabotagem. Isso porque é por meio desse autoconhecimento que podemos reconhecer nossos limites, nossas forças e fraquezas.

Essas informações podem nos ajudar a lidar com a procrastinação, o medo, a raiva, a impulsividade, etc. Sendo estes fatores que impactam na autossabotagem.

Portanto, comece analisando a si mesmo: quais são seus pontos fortes? E fracos? Quais são seus medos? Angústias? Enfim!

2- Torne-se uma pessoa mais reflexiva

Refletir sobre as próprias ações também é importante. Em alguns contextos tendemos a agir no piloto automático, e isso pode provocar atitudes impulsivas. Por isso, torne-se uma pessoa que sabe perceber a si mesma com mais clareza, respeitando os limites dos outros e não agindo sem pensar.

Foque em analisar as consequências de suas ações, daquelas que já foram feitas ou daquelas que você pensa em fazer. Tudo isso é importante para reconhecer atitudes de sabotagem e focar em extingui-las.

3- Respeite a si mesmo e não aceite todas as demandas alheias

Outra forma de tratar a autossabotagem é respeitando a si mesmo e não aceitando todas as demandas alheias apenas para agradar aos outros. Nessa situação, é necessário reconhecer que somos a prioridade de nossas vidas, e que isso jamais deve mudar.

Por isso, se você tem dito “sim” para tudo que lhe pedem, até mesmo para coisas que são nocivas para você, comece a ser um pouco mais pulso firme. Não importa se a outra pessoa não gostar de ouvir um “não”, é seu direito negar!

4- Não fique se culpando e comece a traçar um plano para cada contexto da sua vida

Se você se sabotou no passado e percebeu as consequências disso no hoje, não fique se culpando. As coisas acontecem e, simplesmente, acontecem. Não temos controle sobre o que já aconteceu, mas podemos traçar planos para o futuro.

Portanto, foque no que você quer daqui pra frente. Se você se sabotou e parou de estudar no passado, por exemplo, isso não quer dizer que você deva ficar se sabotando hoje, como uma forma de punição, concorda? Mas sim, é o momento de pensar em retomar os estudos, caso você queira. 😉

 

Além dessas dicas para tratar a autossabotagem, lembre-se de que o auxílio profissional também é válido. Aqui, cabe a psicoterapia como um bom suporte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.