Como ter independência financeira? Conquista e invista em seu negócio

Entenda sobre o conceito e confira dicas incríveis para conseguir este desejo tão cobiçado

Hoje muito se fala na famosa independência financeira. Mas, você sabe como alcançá-la? Sendo assim, entenda um pouco mais sobre este conceito. Além disso, conheça algumas opções de negócios para não precisar mais trabalhar para outras pessoas.

O que é independência financeira?

O conceito de independência financeira pode ser traduzido por diversas vertentes. Há quem relacione com a possibilidade de se viver de renda. Portanto, não ter necessidade de trabalhar para captar recursos financeiros e assim, ter uma boa vida financeira

Assim como, há o fato de trabalhar para outras pessoas, no caso da CLT. Para estas, independência financeira é tirar o sustento do próprio negócio.

Independente da análise feita, é possível alcançar a tão sonhada independência financeira através do que se poupa e não do que se gasta. Entretanto, a forma como esses recursos entram são sim, de fato, muito mais importantes.

Critérios básicos para ter independência financeira

Um bom planejamento financeiro envolve fatores como nível de consumo, possibilidade de aumento nos ganhos, controle dos gastos, entre outros.

Logo, para quem trabalha como CLT, ou seja, com registro em carteira, tem as horas de trabalho condicionadas a um valor (salário) pré-definido no ato da contratação.

Dessa maneira, o planejamento financeiro deve ser feito sobre este valor já definido. Logo, a palavra de ordem é não ultrapassar o orçamento. Neste caso, o objetivo é realizar economias para poupar o máximo possível. Além disso, conseguir extrair uma renda do valor acumulado.

Como ter independência financeira? Conquista e invista em seu negócio. Foto: Canva Pro

Empreender como estratégia de alcance da independência financeira.

Por outro lado, quando se decide trabalhar por conta própria, a remuneração vem por outros fatores. Por exemplo, a quantidade de horas trabalhadas, demanda e oferta, e assim por diante.

Ou seja, tem a possibilidade de obter ganhos maiores de acordo com o esforço empregado. Logo, a mentalidade passa para sempre ganhar mais e não economizar, gastar menos.

Este ciclo tende a trazer bons resultados quando se aplica com a organização financeira. Por outro lado, há a desvantagem de ter que trabalhar muito mais para obter mais dinheiro. Pelo menos, no início da carreira autônoma.

Opções de empreendimentos

Agora, que sabe como ter a independência financeira e quais são os meios possíveis, é preciso saber de alguns exemplos. Portanto, veja algumas opções de negócios para investir.

Importação de produtos

Neste ramo há uma série de possibilidades. Uma vez que você pode trazer os produtos para comercializar em sua própria loja. Aliás, a venda pode ocorrer em um espaço físico ou digital. Além disso, há a possibilidade de ser o distribuidor da marca em determinada região.

A propósito, uma das vantagens neste modelo de negócio é a diversidade de produtos que podem ser importados. Logo, para ter sucesso neste negócio, siga este checklist para não deixar nada passar batido:

  • Estude o mercado (identifique a necessidade do seu público);
  • Pesquise fornecedores e diversifique, para não depender de um país;
  • Conheça as regras para importação.

A propósito, o SEBRAE disponibiliza uma cartilha com uma série de informações que o importador deve seguir. Então, leia e anote todas as dicas para poder executar esta atividade entre os mais diversos países.

Lojas virtuais

O faturamento do comércio eletrônico no Brasil, atinge números astronômicos nos últimos anos. Aliás, este mercado continua movimentando muito dinheiro. E melhor, sem perspectiva de queda pelos próximos anos.

Claramente, a concorrência é bem grande, porém há diversas opções para quem está começando. Por exemplo, utilizar o marketplace (site grande que reúne pequenas lojas) e possui um grande alcance de clientes, por todo o país.

Exemplos de marketplace:

  • Amazon;
  • Buscapé;
  • Magazine Luiza;
  • Americanas;
  • Mercado livre;
  • OLX.

Aqui, o que valerá é a qualidade dos produtos apresentados, e a criatividade na hora das vendas. Dessa forma, invista em fotos profissionais, por exemplo.

Infoprodutos

Para trabalhar com infoprodutos é preciso que você crie um produto digital.

Pode ser:

  • e-books
  • infográficos
  • audiobooks
  • cursos
  • mentoriais

Para ser caracterizado como infoproduto ele precisa ser comercializado no âmbito digital apenas. Além disso, o foco deve ser a disseminação de conhecimentos.

O infoprodutor possui um negócio escalável, pois o potencial de um único produto é ilimitado de vendas, por exemplo. Então, outra grande vantagem desta modalidade de negócio é o investimento, que costuma ser imensamente menor do que uma produção física do mesmo produto.

Marketing de afiliados

Nesta onda digital, ainda temos a opção de trabalhar com infoprodutos alheios. Sendo assim, o trabalho é divulgar os produtos em várias plataformas online. Além disso, deve vincular um link que direciona as comissões para você.

De qualquer forma, para se obter sucesso como empreendedor, é preciso dedicação e paciência. Em síntese, a independência financeira através de boas doses de sorte e trabalho duro, com estas dicas com certeza você conseguirá alcançar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.