Saiba como higienizar hortaliças corretamente antes de comer

Aprenda o modo correto para, em seguida, fazer a salada para o almoço

Sabe como higienizar hortaliças corretamente antes de comer? Afinal, comer legumes e verduras é muito saudável,  não é verdade? No entanto, saber lavar é vital para a saúde. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas e informações para você saber o passo a passo. Ficou interessado? Então, continue lendo para saber de tudo!

Por que higienizar hortaliças corretamente antes de comer?

Como vimos, não saber como lavar hortaliças corretamente antes de comer, pode causar várias doenças. Aliás, isso acontece, porque existem microrganismos, invisíveis a olho nu, que ficam sobre a superfície dos vegetais. Além disso, eles não saem somente com água.

Isso, sem falar nos agrotóxicos que fazem muito mal à saúde e podem até causar o câncer. A seguir, aprenda algumas doenças que podem estar presentes nas hortaliças:

  • Teníase, causada pela tenia ou solitária;
  • Ascaridíase, causada pela lombriga;
  • Angiostrongilíase cerebral, fasciolose, angiostrongilíase abdominal e meningite eosinofílica, causada por um verme transmitido pelo caramujo africano.
  • Esquistossomose, causada por esquistossomos.

O que fazer antes de higienizar hortaliças?

Primeiramente, você deve saber identificar as folhas e alimentos. Em especial, os que pode consumir crus. Ademais, as hortaliças devem estar firmes ao toque, sem partes amolecidas ou buracos nas folhas. Consequentemente, isso pode ser sinal de que elas sofreram ataque de alguma praga.

Ademais, durante a colheita, com o transporte e o armazenamento dessas hortaliças, elas podem sofrer vários danos, o que compromete a sua qualidade. Portanto, escolher bem os vegetais, facilita muito na hora de higienizar hortaliças corretamente antes de comer.

Como conservar as hortaliças corretamente?

As hortaliças, geralmente, têm vida curta após a colheita. Por isso, sempre prefira consumi-las o mais fresquinhas possível. No entanto, quando não der para fazer isso, é preciso armazená-las corretamente na geladeira. Pois, o frio conserva os vegetais. Mas, o excesso também pode danificá-los.

Por isso, o ideal é que você guarde as folhas e legumes na gaveta própria para isso, que fica mais longe do freezer. Por fim, outra dica para guardar os vegetais. Após lavar e escorrer, colocá-los em potes tampados. Assim, você e sua família poderão consumi-las sem medo.

Saiba como higienizar hortaliças corretamente antes de comer. Foto: Canva Pro

Afinal, como higienizar hortaliças corretamente antes de comer?

Em primeiro lugar, lave as folhas, uma por uma, dos dois lados, sob água corrente. Isso é muito importante para retirar a terra, alguma larva ou outro bichinho que possam estar na superfície. Depois, escorra bem essas folhas.

Lave os legumes e as frutas também cuidadosamente. A propósito, existem no mercado, sabões próprios para lavar hortaliças. Porém, você também pode fazer a higienização primária somente com água e depois passar para a próxima etapa.

Frutas e legumes que são consumidos com a casca, devem receber atenção especial na hora de higienizar. Afinal, sujeira e pesticidas grudam na superfície. Portanto, você pode esfregar mesmo esses vegetais, com uma esponja macia nova. Aliás, só poderá usar o objeto somente para isso.

Após fazer a primeira lavagem, você deve passar para o próximo nível de higienização: a desinfecção das hortaliças. Então, para higienizar as folhas corretamente antes de comer, você pode utilizar diferentes produtos sanitizantes, como:

  • Vinagre branco;
  • Hipoclorito de sódio;
  • Água sanitária.

Como lavar hortaliças corretamente antes de comer usando vinagre branco:

Em uma bacia plástica, coloque água suficiente para cobrir as hortaliças. Junte 1 copo de vinagre branco e mergulhe os vegetais que lavou antes, apenas com água, nessa mistura.

Deixe assim por meia hora. Já que o vinagre é comestível, você não precisa enxaguar as hortaliças antes de comer.

Como higienizar hortaliças corretamente antes de comer usando hipoclorito de sódio:

Após lavar as hortaliças, coloque água em um recipiente. Em seguida, pingue algumas gotas de hipoclorito de sódio, em uma proporção de 3 gotas para cada litro de água. Por fim, deixe os vegetais de molho por meia hora antes de comer.

Logo após, retire e escorra-os bem. Se desejar, você pode enxaguar em água limpa antes de preparar a sua salada.

Como lavar hortaliças corretamente antes de comer usando água sanitária:

Em uma vasilha grande, coloque a proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Logo após, mergulhe as hortaliças e deixe de molho por 1 hora. Por fim, enxágue bem e você já pode fazer a sua salada tranquilamente.

E aí gostou de saber como higienizar hortaliças corretamente antes de comer? Agora coloque-as em prática e as compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.