Como ter controle psicológico?

Para ter controle psicológico é necessário lançar um olhar mais atento para si mesmo. Afinal, não podemos manter o controle emocional quando não sabemos ao certo o que sentimos e pensamos em determinadas situações, concorda?

Por isso, neste texto nós embasamos as nossas dicas no autoconhecimento, a fim de ajudá-lo nessa jornada de descobertas. Vamos lá?

Como ter controle psicológico?

Antes de qualquer coisa, é necessário que você aprenda a respeitar as suas emoções. Isto é, precisamos ter o cuidado de não compreender o controle psicológico como uma manipulação do que se sente. Não é isso.

Nós continuamos sentindo medo, angústia, ansiedade, estresse, etc., com a diferença de que entendemos o que isso quer nos dizer e aprendemos a lidar com isso.

Ou seja, o controle psicológico não é simplesmente manipular o que se sente, mas sim, saber lidar com o que é sentido. Isso tem bastante diferença.

Com isso em mente, veja as nossas dicas a seguir:

1- Observe os seus comportamentos

Lance um olhar mais atento para os seus comportamentos. Analise como você reage nas mais diversas situações e comece a avaliar em quais momentos você “passou dos limites” ou quando se manteve contido demais. Isso pode lhe ajudar a ter uma visão mais clara sobre como você transparece as suas questões psicológicas.

2- Avalie as suas emoções quando elas aparecerem

Assim que você perceber que está afetado com algo, tente avaliar as emoções que são sentidas. Se está com medo, veja se esse medo é racional; se está triste, nomeie a sua tristeza; e assim por diante.

Quanto mais você fizer este exercício, melhor irá conhecer as suas reações em meio às emoções.

3- Entenda os gatilhos emocionais

Entenda quais são os seus principais gatilhos emocionais. Isso também pode lhe dar pistas de quais momentos você sentirá determinadas emoções.

Por exemplo, se você sabe que uma fala na frente de muitas pessoas é um gatilho que lhe gera estresse, você entenderá a necessidade de se preparar para isso com mais coesão e atenção.

4- Expresse os seus sentimentos – mesmo que só para você em alguns casos

Expresse o que você sente. Isso também é importante na hora de ter controle psicológico. Sabe por quê? Porque assim você consegue se escutar melhor e entende aonde está errando e acertando.

Mas como dito no título, você não precisa se expressar para todas as pessoas. Às vezes, pode ser apenas para si mesmo. Seja escrevendo, desenhando, falando em voz alta, etc.

5- Observe as reações alheias e tenha mais empatia

Seja uma pessoa mais empática. Isso pode lhe ajudar a ter controle psicológico uma vez que você pensará antes de agir diante de alguém. Logo, não será uma pessoa impulsiva e terá mais equilíbrio emocional.

6- Faça psicoterapia

Por fim, faça psicoterapia e descubra novas formas de lidar com as suas emoções, medos, desejos, sonhos, etc. E assim, se torne uma pessoa com controle psicológico e mais saudável mentalmente. Cuide de você, sempre!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.