Como ser uma pessoa mais decidida? Veja algumas dicas

Ser uma pessoa mais decidida é o objetivo de muita gente que, volta e meia, se encontra em impasses desgastantes diante das alternativa que a vida oferece. Isso porque decidir sobre algo gera uma consequência, querendo ou não, boa ou não. E isso, para muitas pessoas, pode ser assustador. Porém, tomar decisões não precisa ser uma “tortura”. Na realidade, ela deve acontecer de forma mais fluída e natural. Veja algumas dicas para isso. Acompanhe!

Como ser uma pessoa mais decidida

Lembre-se que para ser uma pessoa mais decidida é preciso exercitar a sua paciência. Não foque apenas em querer ser alguém diferente “de uma hora para outra”, pois isso não irá acontecer. Você precisará de tempo para explorar o seu lado mais decidido. Para isso, considere as sugestões abaixo e pratique o autoconhecimento:

1- Entender que as decisões são “uma aposta” diminui o estresse na hora de escolher

Nós não temos como prever um resultado. Embora seja possível ponderar sobre os possíveis prós e contras de uma decisão, jamais poderemos prever com precisão. Portanto, pare de achar que ficar pensando sobre as alternativas fará com que você tenha a certeza de que uma coisa é melhor que a outra. Simplesmente não podemos ter certeza sobre o futuro! Afinal, em essência, uma decisão importante é uma aposta.

2- Não exagere na quantidade de alternativas

Quando você tem muitas alternativas diante de você, as chances de tomar uma decisão errônea são maiores. Por isso, evite esse tipo de situação e procure organizar as suas decisões entre o menor número de opções possíveis. Acredite, ter menos alternativas é muito melhor, embora muita gente pense que a variedade é que é mais interessante. Mas, quanto mais opções, mais dúvida.

3- Tente basear as suas decisões no racional e menos no emocional para ser uma pessoa mais decidida

Procure focar nas questões racionais do seu problema, evitando levar o foco à sua ansiedade, seu medo, etc. As emoções devem ser deixadas de lado (o máximo possível), pois elas podem “nublar” a sua capacidade de tomar decisões.

4- Não foque em “decisões ruins” que você tomou. Pense que aprendeu com ela!

Ficar lembrando das decisões ruins que você tomou no passado é muito perigoso. Comece, dessa forma, a ter um olhar mais atento para o que chamamos de aqui e agora. Isso impedirá que você acabe respaldando as suas decisões no medo de errar novamente e foque na realidade das alternativas presentes.

Da mesma maneira, lembre-se de que as decisões ruins também geram grandes crescimentos e aprendizados. Faz parte da vida tomar uma decisão ruim. Quando aprendemos e aceitamos isso, tendemos a estabelecer uma carga emocional menor sobre nós mesmos.

5- Defina prazos para as suas decisões para ser uma pessoa mais decidida

Ter prazos definidos para tomar a decisão também é importante. Afinal, dessa maneira você evitará a procrastinação diante da necessidade de escolha. Portanto, estabeleça um limite e não deixe com que os pensamentos repetitivos atrapalhem a sua decisão. Faça o que tem de ser feito e não procrastine as suas decisões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.