Como ser mais produtivo nos estudos online

Veja dicas para aumentar a sua produtividade enquanto você estuda em casa.

Em tempos de pandemia, conseguir ser mais produtivo nos estudos online é o objetivo de milhares de estudantes que, da noite para o dia, largaram o estudo convencional e passaram a aprender de casa.

Com essa mudança abrupta perdurando por mais de um ano, é esperável que muita gente já tenha se adaptado ao famoso “estudo remoto”. Mas, sabemos que não é bem assim. Ainda existem milhares de crianças, adolescentes, jovens e adultos sofrendo com essa mudança.

Pensando nessas pessoas, fizemos este guia com algumas sugestões que podem ser interessantes. Veja a seguir.

Como ser mais produtivo nos estudos online?

Para ser mais produtivo nos estudos online é preciso se comprometer com isso. Ou seja, não adianta fazer pequenas mudanças e, no dia seguinte, abandonar esses planos. É preciso ter consistência, a fim de garantir que as ações realmente impactem os resultados no longo prazo.

Dessa forma, considere as dicas abaixo como um apontamento do que deve ser seguido de maneira consistente e corriqueira, para assim atingir melhores patamares.

1- Evite as distrações em casa – mas evite de verdade

Quando pensamos em evitar distrações, o que lhe vem à mente? As redes sociais? Pois bem, embora as redes realmente impactem negativamente o seu foco, elas não são a única fonte de distração.

Comece a observar o que tem feito você “perder tempo” e foco, e anote essas situações. Assim, quando você for estudar da próxima vez, sabe que tem que evitar aquele acontecimento.

Quer alguns exemplos pouco explorados? Veja:

  • Máquina de café perto do ambiente de estudo (interessante, não?);
  • Bebedouro perto do ambiente de estudo, ao invés de usar uma garrafinha;
  • Música alta;
  • Animais de estimação;
  • Alimentos, guloseimas e bebidas como refrigerante, muito perto de onde você está;
  • Cobertas, travesseiros ou quaisquer peças neste sentido, que possam fazer você querer “descansar” um pouco;
  • Entre outras variáveis.

2- Estude enquanto você tem contato com a luz natural

A luz natural é muito importante para nós. Ela desperta a nossa mente e o nosso corpo, aumentando a nossa disposição para os estudos e outras atividades corriqueiras.

Por isso, se você quer ser mais produtivo nos estudos online, comece a estudar próximo a uma janela, porta ou entrada de luz solar. Se possível, tome um banho de sol antes de focar nos conteúdos.

3- Tenha um horário relativamente fixo

Criar uma rotina também é fundamental para conseguir ser mais produtivo nos estudos online. Isso fará com que a sua mente se prepare melhor para esse momento, e diminui as chances de você se deparar com a procrastinação.

Estabeleça um horário que seja coerente para a sua rotina e para você, e foque nele.

4- Estude de diversas maneiras diferentes – não tenha uma só fonte de conhecimento

Busque sempre ter mais de uma fonte de conhecimento. Isto é, não se prive à aula que é passada pelo seu professor. Mas sim, busque outros profissionais falando sobre o tema, leia artigos na internet, busque livros. Enfim!

Quanto mais informações de fontes diferentes (e confiáveis) você acessar, maior será a sua memorização e, consequentemente, você conseguirá ser mais produtivo nos estudos online.

Bons estudos para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.