Como ser mais criativo no trabalho?

Veja algumas dicas para ser uma pessoa mais criativa no trabalho!

Para ser mais criativo no trabalho é preciso estimular a mente de diversas formas. Esses estímulos começam antes mesmo de você chegar ao trabalho, e devem ser postos em prática inclusive à noite, enquanto você assiste à sua série favorita. Quer saber como? Então acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro!

Como ser mais criativo no trabalho?

Ser mais criativo no trabalho é algo muito importante e, até mesmo, fundamental. E não importa se você não trabalha diretamente com a criação de conteúdos, até porque a criatividade está associada à capacidade de resolver problemas.

Afinal, pare e pense no último grande problema que surgiu no seu trabalho: como você o resolveu?

As chances de ter sido criativamente são bem grandes. Por isso, estimular essa criatividade é essencial para um dia a dia de trabalho mais fluído e equilibrado. Abaixo daremos diversas dicas para você. Veja:

1- Questione – não aceite a primeira resposta logo de cara

Quando você estiver tentando criar ou resolver algo, não aceite logo a primeira resposta que lhe vem à mente.

Embora ela possa sim ser anotada e discutida, seja uma pessoa um pouco mais crítica com os seus pensamentos. Vá mais fundo!

Procure pensar e refletir sobre outros caminhos que podem ser trilhados para resolver um mesmo problema. Aprenda com eles e estimule a sua criatividade dessa forma.

2- Estimule a sua criatividade em diversos momentos

Você não precisa estimular a sua criatividade apenas quando você estiver no trabalho. Até porque, seria o mesmo que tentar emagrecer apenas quando você está diante da balança, não é mesmo?

O certo é que você estimule a sua mente sempre que possível. Por exemplo, quando você estiver no ponto de ônibus, observe um árvore. Atente-se para a textura das folhas, veja se há passarinhos pousados nela, e assim por diante.

Crie enredos, pense em quantos anos essa árvore está ali; pondere sobre ela. Isso estimulará a sua mente a prestar mais atenção nos detalhes, tornando-se mais ativa.

3- Assista, leia, ouça e veja coisas diferentes

Assistir a uma série também é uma forma de estimular a criatividade. Para isso, foque em tentar desvendar o mistério da trama, ou mentalize potenciais finais. Isso estimulará a sua criatividade.

E o mesmo vale para livros, podcasts e outras mídias que podem fazer você pensar e refletir. Expanda a sua mente com conteúdos diversos.

4- Crie um ambiente que te ajude a ser mais criativo no trabalho

Crie um ambiente criativo. Deixe bloco de notas ao seu alcance; organize a mesa com cores que estimulam a sua imaginação; decore o ambiente com fotos e quadros que fazem você relembrar um momento ou imaginar um local novo; entre outros fatores.

Da mesma forma, cerque-se de pessoas criativas. Converse com elas sobre ideias, quando o momento for propício, e estimule a sua criatividade dessa forma.

5- Anote as ideias que surgem ao longo do dia

Por fim, lembre-se de sempre anotar as suas boas ideias. Elas podem surgir em momentos diversos, e é importante que você as anote para relembrar depois. Assim, certamente você conseguirá ser mais criativo no trabalho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.