Como se preparar psicologicamente para trabalhar?

Quer saber como se preparar psicologicamente para trabalhar no primeiro emprego ou no novo cargo? Então não deixe de acompanhar o conteúdo que preparamos para você!

Neste texto você encontrará diversas dicas que poderão lhe ajudar a se sentir mais preparado para a sua nova função no mercado de trabalho. Esperamos que as nossas sugestões sejam úteis. 🙂

Vamos lá!

Como se preparar psicologicamente para trabalhar?

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que para se preparar psicologicamente para trabalhar é necessário partir do pressuposto de que você precisa respeitar os seus limites. Não queria ser quem você não é, e tampouco fique tentando impressionar todo mundo no seu primeiro dia de trabalho.

Além de ser desgastante emocionalmente, você ainda poderá transparecer uma imagem errada sobre você, quando os outros lhe conhecerem de verdade. Por isso, foque em ser natural, dentro das regras de conduta da empresa, e coloque os seus conhecimentos prévios em prática. Dessa forma você transparece confiança e se sente mais apto ao cargo.

Além disso, considere ainda as outras dicas que trouxemos abaixo:

1- Estude sobre a empresa que você vai começar a trabalhar

Antes de chegar no primeiro dia de trabalho, é ideal já ter uma visão, mesmo que breve, sobre o funcionamento da empresa. Estude como funcionam as dinâmicas, como é o clima, quais são as regras de conduta, e assim por diante.

Essas informações farão com que você se sinta menos ansioso de ir até o local, afinal, já terá uma visão interessante sobre o que espera você.

2- Converse com algum colaborador que você conheça

Você pode conversar com algum colega de trabalho antes mesmo de iniciar o seu serviço. Pode ser, inclusive, através de uma rede social. Assim você pode tirar dúvidas, falar sobre as suas expectativas, ouvir o ponto de vista de quem já está lá há mais tempo, e assim por diante.

3- Vista-se de acordo com o cargo – isso aumenta a autoestima e confiança

Vestir-se adequadamente também é uma forma de se preparar psicologicamente para trabalhar, sabia? Isso porque você terá um maior sentimento de pertencimento, além de que se sentirá mais à vontade com as outras pessoas.

Até porque, convenhamos, não há nada mais desconfortável do que se sentir deslocado em um local diferente, certo? Ainda mais quando esse local é o nosso novo trabalho.

Portanto, prepare as suas roupas para combinarem com o clima da empresa.

4- Lembre-se de tudo o que você já sabe sobre o trabalho

Mentalize o que você já sabe na hora de se preparar psicologicamente para trabalhar. Isso lhe dará mais confiança e fará com que você perceba que está preparado para o trabalho, mais do que imaginava.

Ao mesmo tempo, cuidado com os pensamentos sabotadores: na hora de pensar no que você já aprendeu e nas suas experiências, nada de ficar pensando naquilo que você ainda não sabe, no sentido de se cobrar, hein? Lembre-se de que você sempre terá oportunidade de aprender algo novo.

Então, ao invés de lamentar o que não sabe, comemore o que sabe e busque se aprimorar. 😉

Faça tudo isso, ainda, respeitando os seus limites e permitindo se desenvolver dentro das suas limitações.

Respeite a si mesmo, foque nos seus pontos fortes, esteja aberto para novas descobertas, conheça a empresa e, dentro disso tudo, você estará mais preparado para o trabalho.

Bom começo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.