“Como se estivesse no Big Brother”, diz senador sobre Guedes

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSB-AM) criticou a fala o do ministro da Economia, Paulo Guedes. Azis defendeu que a vida real não pode ser como no Big Brother.

“O ministro Paulo Guedes não pode se comportar como se tivesse no Big Brother, que o cara faz uma besteira, que o cara faz uma besteira de depois sai e vem pedir desculpa aqui fora. Não dá”, disse o senador em entrevista à Globonews.

“Agora, até o ministro da economia, que deveria focar na economia, vem emitir opinião. E se fosse um leigo, uma pessoa que não tem projeção em nacional, nem internacional, você nem ligaria para essa opinião dele”, completou.

Na terça-feira (27), durante a reunião do Conselho de Saúde Complementar, Guedes afirmou que a China teria inventado o vírus da Covid-19 e que a vacina dos Estados Unidos seria melhor. No mesmo dia ele se desculpou e disse que usou uma imagem infeliz.

“Ele cuida da economia, que já vai cambaleando”, alfineta

Com essa declaração polêmica, o senador voltou a alfinetar o ministro. “Quem é o ministro Paulo Guedes para dizer que a CoronaVac não é uma vacina boa? Quem é ele? Ele cuida da economia, que já vai cambaleando”, afirmou em entrevista à Globonews,

O senador também comentou os elogios de Guedes ao Estados Unidos. “É tão puxa-saco dos Estados Unidos que não conseguiu uma vacina até hoje. Se nós temos vacina, a gente deve graças a Deus e à China”, completou.

Aziz também relembrou de problemas entre o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, e o ex-chanceler, Ernesto Araújo. Na época chegaram inclusive a atrasar a importação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), utilizados fabricação de vacinas.

A Coronovac é uma vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O próprio Guedes já tomou as duas doses do imunizante. A primeira no final de março e a segunda ainda em abril.

Situação diplomática abalada?

Mesmo com a confusão causada por Guedes, o chanceler, Carlos França, e o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, conversaram na quarta-feira (28) por telefone e destacaram a parceria entre os países.

Essa não é a primeira vez que integrantes do governo fazem críticas a China. Um dos grandes impasses aconteceu quando o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), em publicação no Twitter, afirmou que a China estava escondendo informações da Covid-19 propositalmente.

O que mais será dito e até quando essa parceria irá durar ainda não se sabe.

Entenda como o Big Brother monopolizou discussão sobre o Auxílio Emergencial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.