Linguagem corporal na entrevista de emprego: Como usá-la ao seu favor

linguagem corporal na entrevista de emprego tem muito o que dizer para os recrutadores. Ela pode demonstrar que você está inseguro, confiante, desejando muito aquela vaga ou pouco interessado no resultado do processo seletivo. Por isso, você pode usá-la ao seu favor para transparecer uma imagem mais positiva e cativante. Quer saber como? Veja este guia até o fim!

Como usar a linguagem corporal na entrevista de emprego

A linguagem corporal não está associada apenas ao momento em que a conversa com o recrutador acontece. Mas sim, ela precisa ser explorada desde a hora em que você chega ao local. Desse modo, você transparecerá uma imagem muito mais profissional e atrativa. Veja como:

1- Comece com um bom sorriso, mas nada em excesso

O que você prefere: conversar com uma pessoa que tem um leve sorriso nos lábios, com outra que não para de gargalhar olhando para você ou com alguém que está carrancudo? Certamente a primeira opção parecerá mais convidativa, não é mesmo?

Afinal, uma pessoa “gargalhando” em um contexto “nada a ver” pode fazer você se sentir desconfortável por chamar a atenção demais; assim como uma pessoa carrancuda pode colocar você em uma posição nada agradável.

Com isso em mente, ao chegar no local da entrevista, cumprimente as pessoas com um leve sorriso no rosto. Não precisa “pegar a mão” das pessoas que não trabalham ali e que estão concorrendo a vaga com você. Mas sim, apenas cumprimente, de maneira cordial, e sente-se no seu lugar.

2- Sente-se com a coluna reta e mantenha o queixo paralelo ao chão

Cuidado para não “sentar de qualquer jeito”. A linguagem corporal na entrevista de emprego precisa se basear em uma atitude de confiança e, até certo modo, conforto. Por isso, mantenha a coluna ereta e faça com que o seu queixo fique em paralelo com o chão. Nem muito alto, nem muito baixo.

3- Mantenha o contato visual enquanto você fala e responde aos questionamentos

O contato visual é muito importante. É claro que você não precisa ficar “encarando” o recrutador ininterruptamente, pois isso seria estranho. Mas sim, tente manter esse contato especialmente enquanto você fala sobre você. O adequado é que você olhe nos olhos da outra pessoa por, pelo menos, 70% do tempo durante a conversa.

4- Procure manter a sua mão em repouso durante a entrevista, gesticulando eventualmente e de forma coerente

Ficar mexendo em uma caneta, bolsa, pulseira, cabelo ou roendo as unhas pode fazer com que você transpareça uma imagem de ansiedade e insegurança. Sendo assim, procure manter a sua mão em repouso na maior parte do tempo, gesticulando apenas enquanto você estiver falando.

Entretanto, gesticule com calma, sem exagerar nos movimentos, apenas demonstrando um pouco de segurança e conforto com os seus gestos.

5- Não saia com pressa da sala de entrevista

Ao terminar a conversa, lembre-se que a linguagem corporal na entrevista de emprego ainda está sendo analisada. Com isso em mente, não saia com pressa da sala de entrevista. Mas sim, guarde as suas coisas com calma, levante-se tranquilamente e saia com a coluna ereta e um sorriso que demonstre segurança. Acredite, isso faz toda a diferença. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.