Como saber se o bebê está com fome?

Especialmente para pais de primeira viagem, conseguir saber se o bebê está com fome pode ser algo muito difícil. Há a dúvida se o choro é por conta de fome, sono, frustração, medo ou até mesmo fralda cheia.

Pensando nisso, no entanto, fizemos este conteúdo para que você salve-o e use-o sempre como um guia. A partir disso, você saberá ler os sinais do seu bebê para poder amamentá-lo corretamente. Acompanhe!

Como saber se o bebê está com fome?

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que o seu bebê sentirá fome a cada 3 horas, mais ou menos. Por isso a amamentação deve acontecer de 8 a 12 vezes por dia, pois dessa maneira o seu bebê ficará sempre saciado.

Vale lembrar que o estômago do bebê é ainda muito pequeno e, embora ele mame pouco a cada mamada, isso não quer dizer que a fome era “pouca”, mas sim, que era adequada ao tamanho dele. Por isso a regularidade de horário é tão importante.

Mas, para além disso, podemos observar também alguns comportamentos para saber se o bebê está com fome, veja quais são:

1- Sinais de que a fome está começando

Quando a fome está apenas começando, os sinais podem ser um pouco mais sutis. O bebê, que está aprendendo a reconhecer as coisas em sua volta, começará a chupar o que estiver ao seu alcance: uma peça de roupa, o dedo, os lábios, etc. Se ele fizer o movimento de sucção repetidas vezes, é porque ele está procurando o seio da mãe.

2- Sinais de que a fome já está “grande”

Quando a fome já está um pouquinho mais intensa, o bebê começa a demonstrar um descontentamento maior. Ele passará a procurar o seio de quem o segura, além de movimentar a cabeça de uma lado para o outro. A respiração acelera, o bebê se movimenta bruscamente e, inclusive, pode ficar batendo a cabeça no peito ou no ombro de quem o segura.

3- Sinais de que o bebê possa estar faminto

Quando o bebê já estiver faminto, o aborrecimento poderá ser ainda maior. O choro é alto, estridente e, inclusive, o bebê pode ficar gritando. O movimento da cabeça vai de um lado para o outro, como se procurasse o seio para mamar.

Como saber se o bebê está amamentando adequadamente?

Agora que você já consegue saber se o bebê está com fome, deve estar se perguntando: mas como saber se a alimentação do meu bebê está adequada? Como saber se a amamentação está saciando meu filho?

Na realidade, existem sinais bem simples que você pode considerar nesses casos. São eles:

  • O aumento de peso é gradativo, e seu bebê está crescendo. Na primeira semana, ele pode perder 7% do peso que tinha ao nascer, porém, com o passar das semanas o seu bebê começa a ganhar 170 gramas, mais ou menos, a cada sete dias.
  • O bebê evacua de 3 a 4 vezes por dia.
  • As fraldas estão molhadas com bastante frequência, demonstrando que o bebê está urinando adequadamente.
  • O bebê afasta-se do seio por conta própria, demonstrando saciedade.

Vale ressaltar que a visita regular ao pediatra também é importante. Assim, você mantém o seu bebê bem nutrido e saudável sempre!

https://noticiasconcursos.com.br/saude/criar-uma-rotina-de-sono-para-o-bebe/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.