Como criar uma rotina de sono para o bebê?

Conseguir criar uma rotina de sono para o bebê é visto como algo “impossível”, especialmente para pais de primeira viagem. Afinal, quais são as condições ideais para induzir o sono no bebê? O que deve, e o que não deve ser feito para que ele descanse bastante? Quais cuidados devemos tomar?

São tantas as dúvidas que, muitas vezes, os pais acreditam que nunca conseguirão pôr em prática uma rotina de sono. E justamente por conta desses fatores, fizemos este conteúdo para você. Esperamos lhe ajudar nessa tarefa tão importante!

Como criar uma rotina de sono para o bebê?

Para criar uma rotina de sono para o seu filho, é preciso levar em consideração alguns fatores internos e externos dele mesmo. Abaixo explanamos com mais detalhes:

Crie um ambiente aconchegante para o bebê

Pode parecer que não, mas para criar uma rotina de sono adequada para o seu bebê é preciso que você invista em uma espécie de “ritual”. Ou seja, você precisa prepará-lo para o momento de descanso.

Dessa forma, você pode começar diminuindo a iluminação do ambiente, pelo menos 30 minutos antes da hora de dormir. Procure dar um banho relaxante no bebê, com água na temperatura adequada e massagens carinhosas.

Invista em aromaterapia e já deixe o quarto com aquele aroma agradável de lavanda, que também induz ao sono. Depois desse ritual, coloque-o no berço e deixe uma música baixinha e relaxante tocando, enquanto você acaricia o seu bebê.

Faça isso todos os dias e no mesmo horário, para que o ritmo circadiano do pequeno comece a ser instaurado. E assim, ele passe a desenvolver uma verdadeira rotina de sono.

Cuidado para não acordar o bebê sem necessidade

Você sabia que a partir dos 4 meses de vida o bebê começa a emitir sons, na cama, mesmo estando dormindo? Pois é, isso é muito comum.

O problema surge quando os pais acreditam que trata-se de um choro ou de algum sinal de que o bebê está realmente acordado. Com isso, vão até o quarto da criança e as tocam, pegam no colo, etc.

Porém, na realidade o bebê está apenas na fase do sono leve, suspirando ou apenas se mexendo. Se você mexer no bebê nesse momento, poderá atrapalhar o descanso dele e piorar a situação.

Uma dica interessante é você prestar a atenção no choro: se ele durar muitos minutos e for muito alto, o bebê está sim desconfortável e acordado. Agora se o choro durar apenas poucos instantes, e for diminuindo o volume, pode ser que o bebê sequer acordou.

Não dê colo a qualquer momento e mantenha a calma

Para que seja possível criar uma rotina de sono para o bebê, é preciso que ele aprenda a se adaptar aos momentos de solidão. O que isso quer dizer? Quer dizer que você deve aguardar pelo menos 7 minutos, assim que o bebê começa a chorar no berço, para poder ir checá-lo.

Manter a calma e deixar o bebê viver um pouco esse momento é importante para que, gradativamente, ele aprenda a descansar sem tanta necessidade dos pais. Aos poucos, vá aumentando os minutos de espera.

Além disso, lembre-se de que o ideal é apenas apresentar a sua presença e dar um carinho. Nada de pegar no colo!

No começo, essas medidas podem parecer difíceis e até mesmo “doloridas” para os pais. Mas acredite, esses cuidados farão a diferença lá na frente. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.