Como reagir a uma crítica do chefe?

Saber a melhor forma de reagir a uma crítica do chefe é o objetivo de muitas pessoas. Afinal, poucas estão dispostas a lidar com essa situação de maneira equilibrada e, infelizmente, acabam deixando o ego falar mais alto, entrando em um modo defensivo.

Mas sabemos que esse ato de justificar tudo e tentar se defender não é a melhor coisa nessas situações… Por isso, elaboramos este guia com dicas que podem ser úteis quando você receber uma crítica do seu chefe. Saiba mais a seguir.

Como reagir a uma crítica do chefe?

As críticas destrutivas são diferentes das construtivas. Quando você recebe um feedback construtivo, é fundamental saber se portar de uma forma equilibrada diante disso. Ou seja, se o ponto é construtivo, por que entrar no modo defensivo e tentar justificar tudo? Pois é!

Portanto, veja as nossas ideias para esse tipo de situação:

1- Escute ativamente e analise tudo que é dito

A escuta ativa é uma fonte de informações quase que inesgotável. É por meio dela que ouvimos, de fato, o que o outro tem a dizer.

Sendo assim, quando você quiser saber como reagir a uma crítica do chefe, comece demonstrando atenção ao que está sendo dito. Escute atentamente. Dê importância para cada fala, palavra e cada significado do que está sendo dito.

Isso lhe dará subsídios para compreender toda a situação, e não apenas o ponto negativo que ela está demonstrando.

2- Faça uma autoanálise de acordo com as suas ações

A partir da escuta ativa, absorva as informações e faça uma autoanálise. Aqui você pode solicitar ao seu chefe uma pequena pausa para que você possa refletir sobre o que ouviu. Demonstre estar disposto a analisar a situação e compreender melhor o que pode ser melhorado.

3- Demonstre disposição para lidar com as falhas

Depois de fazer uma autoanálise, busque demonstrar disposição para lidar com as suas próprias falhas. Isso é muito importante na hora de reagir a uma crítica do chefe.

Afinal, se ele se deu ao trabalho de transmitir essas informações para você, significa que ele tem o objetivo de lhe ajudar a crescer, certo? Então, nada mais interessante do que você demonstrar que está disposto a crescer. 😉

4- Não fique se desculpando ou se justificando o tempo todo

Cuidado com aquela mania de pedir desculpa o tempo todo! Ou ainda, de ficar criando uma justificativa para cada crítica recebida!

É claro que temos os nossos porquês, mas ficar interrompendo o discurso alheio apenas para demonstrar a sua defesa pode parecer algo um pouco inadequado.

Se quiser pontuar uma injustiça no discurso do seu chefe, por meio de uma boa justificativa, experimente anotar quais pontos você achou inadequado da parte do seu líder e comente no fim da fala dele.

5- Foque nas potenciais melhorias

Essa é, sem dúvidas, uma das melhores formas de como reagir a uma crítica do chefe: focar nas melhorias.

Respire fundo, absorva as novas informações e pense em maneiras de agir de forma mais positiva diante do que foi aprendido por meio da crítica. Isso lhe ajudará a crescer cada vez mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.