Como proteger a sua empresa de ataques de hackers

Consiga uma maior segurança sobre seus dados corporativos

Atualmente é preciso tomar muito cuidado ao digitalizar os processos de uma empresa e colocar informações importantes na rede da organização. a princípio,  a ação de hackers está cada vez mais comum, o que pode aumentar os riscos da exposição de  dados confidenciais de seu empreendimento.

O hacker é uma pessoa com um alto conhecimento acerca de informática e computação. todavia, normalmente eles desenvolvem softwares sem ter a intenção de cometer algum crime. No entanto, existem pessoas inescrupulosas que podem utilizar suas aptidões tecnológicas, visando roubar dados e informações de empresas, instituições, órgãos públicos, entre outros.

Por essa razão, é preciso que se tome certos cuidados para garantir a segurança de todo o sistema corporativo. É preciso criar estratégias e pensar em soluções em busca de se evitar o ataque de hackers. Ademais, proteger as informações da empresa de uma investida criminosa é uma tarefa difícil, que requer certos cuidados.

O fato é que não existe um sistema 100% seguro. Aliás, os criminosos conseguem ter acesso a rede facilmente se não forem tomados os devidos cuidados. Por essa razão, trataremos neste artigo, de algumas estratégias e modos de se proteger a empresa de ataques de hackers. Vamos lá!

1 – Utilize apenas programas e softwares originais 

Para proteger a empresa do ataque de hackers, é preciso que os aplicativos, softwares e sistemas operacionais utilizados sejam originais. Em síntese, eles garantem uma boa segurança dos dados corporativos e de seus clientes. Utilizar um programa pirata pode ser arriscado, pois pode haver códigos maliciosos facilitando a entrada de terceiros no sistema empresarial.

2 – Compre um antivírus de qualidade

A aquisição de um bom antivírus possibilita uma detecção ágil de eventuais problemas acerca da segurança do sistema utilizado pela empresa. Ele evita que malwares causem danos aos computadores da organização. Existem versões de softwares produzidas especificamente para corporações que podem ser bastante úteis. É um investimento que vale a pena.

3 – Armazenamento em nuvem

Este é um modo bastante seguro de proteger os dados da empresa. Desse modo, o armazenamento em nuvem consiste em arquivar os documentos da organização na internet, de forma a facilitar o acesso a todos os colaboradores. Uma das vantagens é o fato de que não é preciso investir em servidores. No entanto, eles também devem ser protegidos através de um firewall e de um antivírus.

4 – Práticas de segurança

É preciso que todos os colaboradores da empresa tomem conhecimento das práticas de segurança necessárias para proteger o sistema de ataques de hackers. Sobretudo, deve-se evitar e-mails de pessoas desconhecidas, não acessar sites que possam comprometer a segurança, e não arquivar documentos pessoais, como fotos e vídeos que podem pôr em risco todo o sistema.

5 – Utilizar programas de criptografia

A criptografia é uma tecnologia que permite a codificação das informações da empresa e de seus clientes. Apenas pessoas autorizadas, que possuem a chave, conseguem ler seu conteúdo. Dessa forma, os hackers, ao entrarem no sistema da organização, terão acesso aos documentos, mas não poderão interpretá-los.

6 – Utilize o VPN em sua empresa 

VPN é uma rede privada virtual, que garante uma navegação pela internet de forma anônima. O software é capaz de camuflar os dados evitando a interceptação de terceiros das informações dos usuários que estão na web. É um ótimo instrumento que evita o roubo de dados da empresa.   

7 – Atualize seus softwares e programas

Acima de tudo, um sistema de computadores com softwares sempre atualizados garante uma proteção a mais contra os hackers. Isto se deve ao fato de que ao atualizar os programas, há uma correção de falhas e de vulnerabilidades nos computadores da empresa, tornando mais difícil o acesso a todo o sistema.

8 – Tenha uma equipe de TI qualificada

Pode-se ter uma equipe de TI na própria empresa, ou terceirizar o serviço. Em suma, é preciso observar que os profissionais possam oferecer soluções de segurança para todo o sistema. Cerca de 30% dos ataques de hackers utilizam falhas técnicas relacionadas à rede corporativa. Deve-se dar uma grande importância ao TI.   

Conclusão

Um ataque de hackers pode comprometer todo o sistema da corporação. É preciso que se busque soluções de segurança que garantam a privacidade das informações empresariais. Dessa maneira, deve-se ficar de olho em alguns sinais que indicam uma invasão de terceiros ao sistema da organização.

Em conclusão, procure observar se há uma lentidão excessiva nos computadores da empresa, se o navegador vem tendo um comportamento diferenciado, com mudanças em sua configuração, observe a abertura de janelas pop-ups a todo momento, e a desativação de softwares de manutenção e antivírus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.