Como planejar a sua carreira – Veja dicas e sugestões

Planejar a sua carreira é fundamental para garantir um futuro mais promissor no mercado de trabalho. Com um planejamento consistente, você poderá alcançar novos cargos e objetivos que você sempre sonhou. Mas, para isso, é preciso ter o “trabalho” de planejar e sempre avaliar os caminhos que estão sendo seguidos, para garantir resultados mais positivos.

No decorrer deste nosso texto, você encontrará um breve passo a passo com insights que lhe auxiliarão na hora de fazer esse plano. Preparado?

Passo a passo de como planejar a sua carreira

Na hora de planejar a sua carreira, foque em desenvolver a sua resiliência e paciência. Essas virtudes são importantes para você não se frustrar e tampouco se “afobar” na hora de construir uma trajetória promissora.

Com isso em mente, veja como você pode começar a planejar as suas pequenas e grandes mudanças:

1- Estude o cenário atual que você está inserido

Comece estudando o cenário atual, tanto do mercado de trabalho como um todo, quanto do que você está inserido.

Isto é, avalie como está a sua área de atuação na sua empresa e veja o que poderia ser mudado. Você deseja uma promoção? Ou quer mudar de carreira?

Pensar nesses questionamentos é fundamental para que você analise o local que está hoje e, a partir disso, possa traçar metas e objetivos.

Da mesma forma, dê uma analisada no mercado como um todo: como estão as outras empresas do ramo? Quais são as oportunidades?

2- Trace os seus objetivos e suas metas

Ao planejar a sua carreira, é preciso que você tenha os seus objetivos bem claros, a fim de traçar pequenas metas que lhe ajudem a chegar lá.

Portanto, pratique o autoconhecimento e descubra qual é o seu maior desejo/objetivo. Ao reconhecê-lo, veja quais são os “degraus” ou etapas que você deve seguir para chegar lá. Anote tudo isso.

3- Tenha um cronograma estruturado

Quando você souber qual é o seu objetivo e quais metas são essenciais para alcançá-lo, comece a montar o seu cronograma estruturado.

Em outras palavras, não adianta saber quais são as suas metas se você simplesmente não estabelecer um prazo para cada uma delas, não é mesmo?

Planejar a sua carreira faz parte da ação de mensurar, no seu calendário, o tempo limite para concluir cada etapa desse planejamento.

4- Esteja sempre realinhando as suas metas, de acordo com os resultados

Apesar de você estabelecer as suas metas e os seus prazos, não entenda que o ato de planejar a sua carreira é algo imutável. Mas sim, compreenda que essa ação é dinâmica.

À medida que você atinge os seus resultados, analise o que pode ser realinhado e redesenhado. Isso lhe ajudará a traçar caminhos mais coerentes, de acordo com as aprendizagens que você adquire no dia a dia e na prática.

5- Busque aprimorar as suas habilidades

Esteja sempre aprimorando as suas habilidades. Aprender nunca é demais! Seja aquele profissional que se destaca e que está antenado às novidades do mercado de trabalho.

Isso lhe ajudará a montar boas metas, além de abrir a sua mente para novos caminhos e horizontes. Construa a sua história dessa maneira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.