Como parar de se diminuir no trabalho?

Veja nossas sugestões para impulsionar a sua autoestima.

As pessoas precisam parar de se diminuir no trabalho e em todos os âmbitos de suas vidas. Precisamos, urgentemente, elevar a nossa cultura de amor-próprio e respeito a si mesmo. Para isso, elaboramos este conteúdo com dicas e sugestões úteis. Acompanhe e saiba mais.

Como parar de se diminuir no trabalho?

Para conseguir parar de se diminuir no trabalho é necessário avaliar como tem sido a sua rotina, os seus pensamentos e as suas ações diárias. Saber reconhecer em quais momentos você costuma se diminuir é uma boa opção para trabalhar diretamente sobre o problema.

Além disso, outras medidas igualmente efetivas podem ser levadas em conta. São elas:

1- Descarte de vez a comparação

Não existe razão para se comparar com outra pessoa. Todos nós somos diferentes. Não existe uma pessoa sequer que possa ser comparada com você, pois cada um tem a sua história; seus medos; sonhos; erros; acertos; forças e fraquezas.

Por isso, é muito injusto ficar se comparando aos outros, especialmente quando esse outro vence algo no trabalho e você não.

Portanto, quando perceber que você está se comparando com outra pessoa, simplesmente mude o foco do seu pensamento. E uma boa opção nessas situações é começar a mentalizar as suas vitórias pessoais e profissionais, mesmo que elas pareçam pequenas.

2- Aceite que ninguém é perfeito – mas há muitas qualidades em cada um

Outro fator importante para parar de se diminuir no trabalho é reconhecer que não existe perfeição. Infelizmente, na era das redes sociais, vemos muitas pessoas “famosas” vendendo uma imagem de perfeição no trabalho, nos estudos, na vida pessoal, etc. Mas, a verdade é que ninguém é perfeito.

E quanto antes você aceitar isso, mais tranquilo se sentirá com os seus “defeitos”, afinal, você também possui muitas qualidades, sabia? 🙂

3- Busque o autoconhecimento e descubra seus pontos fortes

E por falar em qualidades, para conseguir parar de se diminuir no trabalho é necessário praticar o autoconhecimento para saber reconhecer seus pontos fortes. Descubra quais são as suas habilidades mais apuradas e foque em aprimorá-las cada vez mais.

4- Trabalhe o gerenciamento das suas emoções

Gerencie melhor as suas emoções. Quando se sentir inferior, pare e reflita sobre o motivo pelo qual você se sente assim. Analise quais são as sensações que o seu corpo vivencia e quais têm relação com a realidade.

Comece a pensar de maneira mais racional, fale ou escreva sobre como você se sente e perceba o quanto você pode controlar as suas emoções – e não o contrário.

5- Invista no seu crescimento pessoal e profissional

Esteja sempre investindo no seu crescimento pessoal e profissional. Viva novas experiências, aprenda algo novo, cultive boas relações… Enfim! Cresça enquanto pessoa e profissional, pois isso também é de suma importância para que você consiga parar de se diminuir no trabalho.

 

Bom crescimento e desenvolvimento para você! Esperamos que esse conteúdo possa servir de alicerce para você enxergar as suas qualidades acima dos seus defeitos. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.