Aprenda a dizer não: Isso mudará sua vida pessoal e profissional

Aprenda a dizer "não" e veja como isso pode mudar a sua vida.

Quantas vezes você já ouviu as pessoas falando “aprenda a dizer não”? Quantas vezes você já pensou sobre esse assunto, mas, de fato, nunca compreendeu a real importância de negar algo a alguém?

Bom, é bastante comum as pessoas terem dificuldades para dizer não. No entanto, essa atitude é capaz de mudar a vida de qualquer sujeito. E essas mudanças acontecem nos relacionamentos, na vida pessoal de maneira geral e até mesmo na profissional.

No conteúdo de hoje, portanto, discutimos juntos esse tema importante. Acompanhe conosco!

Aprenda a dizer não: Por que isso é tão importante?

Por que as pessoas dizem “aprenda a dizer não”? Qual a real importância disso?

De maneira geral, podemos dizer que o “não” está atrelado a uma atitude que permeia o respeito. E esse respeito pode ser por si próprio e pelo outro.

Por si mesmo é quando você sabe que determinada tarefa não será positiva para você, mas mesmo assim aceita.

Com relação ao outro, dizer não é uma forma de garantir que você não deixará a outra pessoa esperando por algo que será mal-feito, ou então, que essa outra pessoa não “ficará na mão”.

O não é uma palavrinha tão curta que pode salvar você de muitos problemas emocionais, financeiros, acadêmicos e profissionais.

Dizer não a um amigo que quer ir à balada, ao invés de deixar você estudar, é algo grandioso que planta bons frutos para o seu futuro. Dizer não a algo que lhe incomoda, em um relacionamento, é munir a relação com algo saudável e construtivo. E assim por diante.

Dizer não é algo bom, e não ruim. É algo que mostra a sua capacidade de decisão e de se pôr em primeiro lugar. Isso faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa.

Aprenda a dizer não: Veja algumas dicas sobre o assunto

Na hora de aprender a dizer não, você pode considerar:

  • Diga não quando sentir que algo ultrapassa os seus limites: Os seus limites pessoais são ótimos medidores para o momento de negar algo. Se você se sente exposto, desconfortável ou ferido com algo, não tenha medo de negar. É seu direito.
  • Diga não quando o sim for em prol do agrado alheio – e apenas isso: Se o “sim” estiver atrelado com um agrado alheio (que lhe causa desconforto), diga não. Você não precisa focar o tempo todos nas outras pessoas, e tampouco aceitar tudo o que elas querem. Foque em você e, se necessário, diga não.
  • Diga não em respeito ao tempo dos outros: Se o “sim” está associado ao tempo de outra pessoa, em forma de compromisso, e você sabe que não “dará conta” do que foi pedido, negue. Não aceite um trabalho que você não pode entregar e não diga “sim” apenas para ver a outra pessoa feliz. Acredite, a conta desse sim inapropriado vem, mais tarde.
  • Diga não para poder dizer sim no futuro: Dizer “não” no hoje é uma poderosa forma de dizer sim no futuro. Pare e reflita com relação ao exemplo do amigo que quer ir à balada: dizer não hoje é uma forma de construir o seu futuro para que, lá na frente, você possa dizer sim sem grandes preocupações ou culpas.

Considere esses fatores e aprenda a dizer não!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.