Como memorizar fórmulas: confira as melhores estratégias! 

Descubra as melhores dicas!

Como memorizar fórmulas: as dicas

Todos nós sabemos que é extremamente importante memorizar fórmulas para garantir um bom desempenho nos vestibulares, nos concursos e no ENEM. Essas fórmulas podem ser de física, de química ou de matemática: são todas igualmente importantes. 

Porém, nem todos os estudantes possuem facilidade para memorizar uma grande quantidade de fórmulas. 

Assim, para ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas estratégias que irão ajudar na memorização das mais variadas fórmulas!

Entender a fórmula

Entender a fórmula deve ser o primeiro passo para compreender a mesma.  Dessa forma, não tente somente decorar todas as fórmulas que vão cair na sua forma: compreenda a sua estrutura, a sua origem e os seus usos. 

Estudos indicam que quando o nosso cérebro consegue associar um fato à uma determinada razão, a memorização do mesmo se torna mais simples. 

Utilize a fórmula em exercícios 

A estratégia de somente memorizar uma fórmula sem utilizá-la na prática é muito ineficiente. 

Aplique cada uma das fórmulas que você precisa memorizar em diversos contextos. A melhor maneira de fazer isso é resolvendo exercícios sobre o assunto que está sendo estudado. Assim, toda vez que você se deparar com uma fórmula nova, procure sempre resolver questões que utilizem a mesma.

Revisar sempre

Sempre revise as fórmulas que já foram estudadas. Você pode, por exemplo, colocar todas as fórmulas que você sabe em um caderno. Procure revisar esse mesmo caderno ao menos uma vez por semana para fixar o conteúdo em sua mente. 

Macetes

Uma estratégia muito utilizada por concurseiros e por vestibulandos é a invenção de frases engraçadas: os famosos “macetes”.

Os macetes são frases que irão te ajudar a memorizar determinadas fórmulas de maneira engraçada e descontraída. Para criar um macete novo, basta associar as letras iniciais de cada membro da fórmula à uma palavra, criando uma frase que pode ser facilmente memorizada.

Vamos observar, a seguir, um exemplo da matemática:

  • y-yo = m (x-xo)

Essa equação pode ser resumida pela frase “yoyô mixoxô”.

Agora, vamos observar esse exemplo de macete realizado a partir de uma fórmula de física: 

  • S = So + V.t

Você pode memorizar essa fórmula se lembrando da palavra “sorvete”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.