Tudo sobre a prova do ENEM: confira!

Descubra as principais informações sobre a prova!

A prova do ENEM: um resumo

Sem dúvidas, a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma das mais conhecidas pelos estudantes de todo o país. Isso porque, o exame pode ser utilizado para diversos fins, como o SISU, o FIES e o Prouni.

Assim, para que você possa se preparar adequadamente para o exame, o artigo de hoje separou um resumo sobre as principais datas e sobre a estrutura da prova. Vamos conferir!

A prova do ENEM: datas importantes

As inscrições para o ENEM 2021 irão começar no dia 30 de junho de 2021. Os candidatos poderão se inscrever para o exame no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) até o dia 14 de julho do mesmo ano.

O INEP cobra uma taxa de inscrição para a prova: os candidatos deverão pagar o valor de R$85,00 até o dia 19 de julho de 2021.

As provas, por sua vez, serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021, dois domingos, o que difere dos anos anteriores a 2017, quando as provas eram aplicadas em dois dias seguidos.

Na ocasião da inscrição, o candidato terá a opção de fazer a prova impressa ou a prova digital. Ambas serão aplicadas no mesmo dia e possuirão o mesmo conteúdo.

As provas na versão digital serão aplicadas em locais previamente determinados. Assim, o candidato que optar por essa modalidade deverá se deslocar até o lugar, não sendo possível fazer o ENEM em casa.

A prova do ENEM: exame impresso

Com exatamente os mesmos exercícios, apenas com a ordem dos mesmos alterada, as provas serão categorizadas, esse ano, em cinco cores distintas: amarelo, azul, cinza, branco e rosa.

A prova do ENEM: as matérias cobradas

O primeiro dia de prova, como menciona, acontecerá no dia 21 de novembro. A prova desse dia contará com 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e uma proposta de redação. Os candidatos deverão concluir toda a prova em até cinco horas e meia.

No dia 28 de novembro, segundo dia de prova, os candidatos deverão resolver 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza. Nesse dia, a prova terá meia hora a menos de duração, ou seja, apenas cinco horas.

Nos dos dias os portões dos locais de prova serão abertos às 12:00, com fechamento às 13:00 e início das provas às 13:30. No primeiro dia, o térmico da prova ocorre 19:00. No segundo, por sua vez, ele ocorre às 18:30.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.