Como manter o foco em um curso online?

Para manter o foco em um curso online é preciso preparar o ambiente de estudos. Sem esse preparo, as chances de você dar mais atenção ao pet do que ao curso são muito grandes, concorda?

Por isso, neste texto nós unimos considerações importantes que podem ajudar você nessa importante empreitada. Acompanhe até o fim e inspire-se em nossas ideias. 🙂

Como manter o foco em um curso online?

Conseguir manter o foco em um curso online é algo impossível para você? Saiba que você não está sozinho. Justamente por isso que trouxemos algumas considerações que costumam funcionar para grande parte das pessoas. Veja abaixo:

1. Escolha um espaço adequado

Sim, você deve estar pensando que essa dica já está mais do que “batida”. Mas, mesmo sendo tão óbvia, nem sempre as pessoas a colocam em prática.

Portanto, esqueça aquela ideia de estudar deitado na cama ou em um ambiente muito barulhento e bagunçado. Escolha um local que seja verdadeiramente apropriado! Apenas dessa forma é que você poderá se sentir mais focado e concentrado no que deve ser feito.

Caso contrário, você poderá ficar com sono, distraído, cansado, etc. Por isso, escolha um espaço iluminado, ventilado, silencioso e aconchegante. Ou ao menos o mais próximo disso. 😉

2. Descubra o melhor horário para estudar

Nem todo mundo se sente motivado para estudar de manhã. Outros, sentem-se cansados só de pensar em estudar à noite. E assim por diante.

Encontrar o seu melhor horário de estudos é fundamental para garantir que você consiga manter o foco em um curso online.

Faça testes. Estude de manhã, de tarde e de noite. Depois mensure em qual momento você se sentiu mais focado, animado e pronto para se desenvolver.

3. Tenha um suporte de materiais

Materiais como cadernos, blocos de anotações e agendas, também são essenciais para manter o foco em um curso online. Assim, você força a sua mente a estar mais ligada com o que está sendo feito.

Por isso, coloque suas mãos em “movimento” na hora de estudar: anote, rabisque, escreva.

4. Use fones de ouvido

Outra dica óbvia, mas que pode fazer toda a diferença na hora de manter o foco em um curso online. Os fones nos desconectam do mundo externo e tornam os estudos mais imersivos.

5. Peça para que os familiares não interrompam você

Você precisa conversar com os seus familiares e deixar claro que você está estudando algo importante. Peça para que só lhe interrompam em casos extremos.

Vale, ainda, colocar uma plaquinha de “ocupado” na sua mesa ou na porta do seu quarto.

6. Crie um cronograma de estudos

Tenha um bom cronograma de estudos. Isso é fundamental na hora de se criar uma rotina bem estabelecida e que viabilize o hábito de estudar. Consequentemente, tudo isso ajuda na hora de manter o foco em um curso online.

7. Encontre ferramentas que impulsionem o seu foco

Use boas ferramentas! Aposte em mapas mentais, lista de checklist, entre outras ferramentas que possam ajudar na hora de otimizar os seus estudos. Assim você se sentirá mais motivado e conquistará um maior foco.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.