Como lidar com um chefe tóxico?

Para lidar com um chefe tóxico é necessário ter paciência e muito autocontrole. Afinal, sabemos que às vezes, os desejos de confrontar e ofender podem ser fortes. Mas não caia nesses erros!

Existem outras maneiras mais positivas de lidar com a situação. E neste conteúdo discutimos sobre isso.

Como lidar com um chefe tóxico?

Na hora de lidar com um chefe tóxico você precisa se atentar a tudo o que está acontecendo. Por que o seu chefe está agindo dessa forma? O que o leva a agir de uma maneira tão imatura? Conhecer o “campo” no qual você está inserido pode ajudar na hora de conversar e mostrar os seus pontos de vista. Veja como:

1. Aprenda a dizer “não” e impor os seus limites

O primeiro fator que devemos ter em mente é que na hora de lidar com um chefe tóxico você precisa saber quais são os seus limites.

Isto é, não é porque o seu chefe vive ordenando mil e uma coisas que você deve, simplesmente, aceitar. Não é assim que funciona.

Mas sim, é fundamental saber dizer “não” quando necessário.

2. Não aceite ofensas – Leve-as ao RH se necessário

Seu chefe é do tipo que ofende você? Então está na hora de levar isso ao RH da empresa.

Você não tem que aceitar as ofensas. Mas também não deve retrucar – senão você perde a sua razão.

Portanto, apenas demonstre a sua insatisfação, falando que não concorda com a postura do chefe e que ofensas não são bem-vindas. E se apenas a conversa franca não funcionar, converse com os superiores dentro da empresa ou no RH.

3. Documente situações de assédio moral

Se as situações de assédio moral são recorrentes, comece a anotar dia, hora, acontecimento e testemunhas presentes.

Essa documentação poderá lhe ajudar a esclarecer a situação para o RH, viabilizando algumas mudanças no ambiente de trabalho.

4. Não fique confrontando e mantenha a compostura

Lembre-se de que a compostura é fundamental. “Descer do salto” e ofender de volta não é nada positivo. Portanto, nada de ficar confrontando na hora de lidar com um chefe tóxico!

Além disso, escute o que ele está dizendo e lembre-se de documentar o que pode ser considerado assédio moral.

5. Faça o seu trabalho e seja respeitoso

Faça o seu trabalho. Jamais deixe de cumprir as suas obrigações apenas para “alfinetar”, pois isso pode vir a manchar a sua imagem profissional.

Sendo assim, continue sendo respeitoso e agindo de maneira exemplar. Lembre-se sempre de que o problema é o seu chefe, e não você.

6. Converse com o RH da empresa

Você também não precisa aceitar tudo calado, e isso já deixamos claro no decorrer deste texto. Isso quer dizer que você pode sim buscar a ajuda do RH da empresa.

Fale sobre os acontecimentos e sobre como você se sente. Assim será mais fácil de lidar com a situação, afinal, você terá mais pessoas apoiando você neste momento difícil.

 

Esperamos que você consiga lidar com um chefe tóxico da melhor forma. E, ainda, se preferir trocar de emprego, não sinta vergonha por isso, ok?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.