O que é uma pessoa tóxica no trabalho?

Entender o que é uma pessoa tóxica no trabalho pode lhe ajudar a lidar com esse tipo de colega no ambiente corporativo. Afinal, volta e meia vamos nos deparar com alguém que não é compatível conosco, e ainda, que pode ser o nosso oposto, deixando o ambiente desconfortável. Faz parte das relações interpessoais.

É nosso dever, portanto, aprender a lidar com essas pessoas para que o ambiente de trabalho seja mais leve e saudável. E para lhe ajudar nesse sentido, trouxemos algumas reflexões sobre o tema. Acompanhe-nos.

O que é uma pessoa tóxica no trabalho?

Uma pessoa tóxica no trabalho é aquela que busca sempre ter a razão sobre tudo, e costumeiramente apresenta pontos de vista negativos sobre o trabalho e o cotidiano. Uma pessoa tóxica deixa o ambiente carregado, como se sempre fosse capaz de minar qualquer bom humor presente no ambiente corporativo.

Inclusive, temos a impressão de que esse tipo de pessoa está sempre de mau humor e pronta para fazer com que todos se sintam mal. Mesmo em situações alegres e dignas de comemoração, ela diminui a conquista para que todos se sintam menos.

Uma pessoa tóxica age de maneira sutil, e quando nos damos conta já estamos novamente nos sentindo mais negativos e mal sobre alguma situação. Por isso que pode ser difícil identificar pessoas tóxicas no trabalho.

Mas, quando a identificação acontece, o que deve ser feito? Como lidar com esse tipo de pessoa? A seguir damos algumas sugestões.

Como lidar com uma pessoa tóxica no trabalho?

Para lidar com uma pessoa tóxica no trabalho é necessário estar pronto para exercitar a paciência. Afinal, não podemos e jamais devemos tentar mudar uma outra pessoa. Cada um é cada um, e possui a sua própria realidade e história.

Sendo assim, podemos apenas trabalhar com a conscientização, sendo franco com o outro, ou então, devemos simplesmente ignorar os comentários nocivos vindos da pessoa tóxica.

Além disso, podemos agir de outras formas. Veja:

1- Reduza o relacionamento ao profissional

Evite ficar falando sobre a sua vida pessoal. Foque em reduzir o relacionamento ao profissional. Isso será muito importante para que você diminua aquele contato com a toxicidade do outro.

Quanto mais distanciamento pessoal houver, menores são as chances de você se sentir abalado com os comentários negativos da pessoa tóxica no trabalho. Além disso, esse distanciamento diminui as chances de ela fofocar algo de colegas, fazer comentários inconvenientes para você, etc.

2- Seja franco sobre determinados assuntos

Como mencionamos anteriormente, não podemos mudar a outra pessoa, mas podemos conscientizá-la sobre algumas atitudes. Aqui, cabe o diálogo. Converse sobre os comportamentos e comentários da outra pessoa, mostre o que lhe deixou desconfortável, etc.

3- Não fique absorvendo tudo o que a pessoa fala

Não absorva como verdade tudo o que a pessoa tóxica no trabalho está falando. Apenas deixe-a falar. Isso impedirá que você sobrecarregue a sua mente com coisas negativas.

Foque mais no seu ponto de vista positivo, e não no negativo do outro. Isso pode ajudar muito. Faça o teste.

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