Como fazer a integração da cozinha e sala de forma inteligente

Saiba de dicas incríveis para fazer uma integração entre esses dois cômodos

Como integrar cozinha e sala de forma inteligente. A integração de ambientes se torna necessária quando se deseja: melhorar o fluxo de pessoas dentro de um determinado ambiente. Ou aproveitar cada cantinho de um determinado espaço, muitas vezes, já bastante reduzido.

Então, partindo-se desse princípio, os ambientes que mais se integram ultimamente, são a cozinha e a sala. Mas, você sabe como integrá-los de forma inteligente? Pois, veja abaixo algumas informações preciosas sobre essa integração, e aproveite melhor seus espaços.

Integrar ambientes de forma inteligente

A alta valorização dos espaços urbanos, assim como, a forte tendência de ambientes cada vez mais reduzidos, para garantir a viabilidade econômica dos empreendimentos imobiliários, faz com que profissionais da área de arquitetura e design encarem certos desafios. Ainda mais, na hora de montar ambientes integrados, de forma inteligente e bastante criativa.

Dessa maneira, estudos recentes mostram que nos últimos dez anos, a redução da metragem dos apartamentos, por exemplo, pode chegar a 29%. Logo, dentro dessa realidade, criam-se plantas cada vez mais enxutas, com vários truques arquitetônicos para dar sensação de amplitude aos ambientes.

Então, quando falamos de integração entre cozinha e sala, essa se justifica também. Afinal, é uma característica bem peculiar do brasileiro, gostar de receber visitas em casa, de forma intimista, aconchegante e confortável.

Posto isto, integrar ambientes, é hoje, uma grande necessidade para adequação aos espaços cada vez mais reduzidos. Portanto, aproveitar totalmente cada pequeno cantinho faz desse trabalho, um desafio e tanto. Muitas vezes é preciso mexer na estrutura do cômodo para melhor adequação.

Mas, nem sempre se faz necessário, muitas vezes, a decoração em si já resolve a situação. Veja abaixo, algumas dicas para integrar cozinha e sala, de forma inteligente, e garantir sucesso total na harmonização do ambiente.

Como fazer a integração da cozinha e sala de forma inteligente. Foto: Canva Pro

Entendendo a integração de cozinha e sala

Um dos truques mais comuns, para aproveitar melhor os espaços menores, é a integração de cozinha e sala. Esses dois ambientes, são especialmente projetados lado a lado, para garantir um melhor conjunto. Assim, é mais fácil aproveitar melhor cada cantinho de forma inteligente, prática e funcional.

Nesse novo conceito, a cozinha, que antes era um espaço central nos lares brasileiros, passa a se integrar com a sala de estar. Aliás, isso se justifica, pela boa hospitalidade, pelo prazer que se tem em receber, periodicamente, pessoas em casa. Aliado a isso, ainda há o costume de servir quitutes dos mais variados tipos possíveis. Unindo-se então, o útil ao agradável.

Vantagens da integração cozinha e sala

Além de aproveitar melhor todo o espaço disponível, essa integração cozinha e sala, traz algumas outras vantagens, tais como:

  • Deixa o ambiente mais funcional e versátil;
  • Promove uma melhor interação entre familiares e amigos dentro de um mesmo espaço;
  • Permite que a cozinha não fique tão isolada, como era nos moldes anteriores;
  • Permite uma maior entrada de luz solar no ambiente.

Tendo em vista que geralmente tanto a sala quanto a cozinha ficam próximas de janelas e portas, permite que o ambiente tenha uma melhor iluminação natural. Então, isso também pode trazer economia na conta de energia elétrica, pensando no longo prazo; entre outros.

Montando a integração cozinha e sala de forma inteligente

Uma das principais dicas dos especialistas, na hora de fazer essa integração de forma inteligente é usar elementos iguais ou semelhantes em ambos os espaços.

Isso quer dizer: usar o mesmo revestimento de pisos e paredes, por exemplo. Assim como, ter o mesmo tipo de iluminação para os dois ambientes. Além disso, até a decoração é peça-chave. Para isso, usar artigos decorativos que se complementam é uma ótima sugestão.

Consequentemente, isso tudo vai gerar a impressão de ambiente único, charmoso e acima de tudo, aconchegante, que é a principal ideia dessa integração.

A semelhança entre os ambientes favorece diretamente a ideia. Pois, traz aos ambientes a impressão de amplitude e unidade, ou seja, dá a sensação de cômodos maiores.

Por outro lado, as diferenças entre os elementos estruturais e decorativos, irão gerar uma sensação de separação entre esses ambientes. Com isso, cria o efeito contrário.

Pontos de atenção na hora de integrar cozinha e sala

Por último, é importante pensar na instalação de uma coifa ou depurador de ar. Uma vez que os ambientes estão integrados. Afinal, é necessário ter esses itens. Pois, evita que seus móveis da sala e também da cozinha fiquem engordurados.

Isso faz com que os móveis e eletrodomésticos percam a qualidade ao longo do tempo. Sendo assim, a coifa é o ideal já que funciona como exaustor. Isto é, retira a gordura e impurezas do ar. Ou, pode-se optar por uma AirFryer ao invés de fazer frituras no fogão.

Atenção aos revestimentos do piso da cozinha, já que é um local que demanda maior higienização, optar por materiais laváveis é o ideal, para manter a qualidade do ambiente sempre em dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.