Dicas para escolher depurador de ar para cozinha

Confira as nossas dicas para levar o aparelho ideal para a sua casa

Você sabe o que é um depurador de ar e quais benefícios pode trazer para a sua cozinha? Qual a diferença entre o depurador de ar e uma coifa? E, principalmente, como escolher um depurador de ar para cozinha? É sobre isso que vamos tratar hoje! Então, veja as nossas dicas incríveis para escolher depurador de ar para cozinha

Por que é importante cuidar do ar da cozinha?

Afinal, como escolher depurador de ar para cozinha? Um dos melhores lugares da casa é a cozinha, não é mesmo? Nela são preparadas as delícias do cotidiano e pratos especiais. Entretanto, também é um dos lugares que mais sujam em função da fumaça e gordura.

Nada melhor do que um bife grelhado, não é mesmo? Mas a gordura que espalha por toda a casa chega a desanimar.  

Por ser um lugar de tanta concentração de fumaça e gordura, ter um depurador de ar independentemente do tamanho da cozinha é o que pode fazer a diferença. Assim,  vai melhorar a qualidade do ar de sua cozinha e de toda a sua casa.

Quem já deixou um alimento se queimar sabe que não adianta ligar o ventilador e abrir as janelas para resolver a fumaça no ambiente. Então, nestas horas desejamos um depurador de ar.

O que os depuradores de ar podem fazer para o ambiente

Basicamente um depurador de ar renova o ar ao filtrarem as impurezas. Com um depurador de ar, você vai preparar todas as suas receitas sem a menor preocupação. Isso porque um depurador vai deixar o ar de sua cozinha bem limpinho devido à ação dos filtros (que são de alumínio) e ao carvão ativado.

Coifas são as mesmas coisas que depuradores de ar?

Na verdade, não, mesmo tendo funções parecidas. Uma coifa costuma ser mais potente em sua capacidade de sucção, entretanto também tem um preço mais alto que o valor dos depuradores. Assim, a coifa funciona levando o ar para o ambiente externo, e para cozinhas grandes é a opção ideal. 

Existem modelos maravilhosos no mercado, mas que precisam se adaptar às especificidades do ambiente. Necessariamente você vai precisar quebrar uma parte da parede para colocar. Nada muito complexo, mas sem forma de ser diferente. Entendeu a diferença? 

Então, vamos ver como escolher um depurador de ar para a sua cozinha, pois são mais baratos. Mas fique tranquilo, pois, ainda assim, funcionam muito bem para cozinhas médias e pequenas!

Dicas para escolher depurador de ar para cozinha

A escolha de um depurador de ar não é um bicho de sete cabeças, mas recomenda-se ficar atenta a alguns detalhes. Pergunte ao vendedor, por exemplo, qual é o nível de vazão do aparelho e quais são as velocidades. Aliás, sempre verifique se a voltagem é condizente com a rede elétrica de sua residência.

Modelo a escolher

Existem modelos que foram projetados para fazer uma dupla filtragem e estes funcionam apenas na condição de depurador. Entretanto, também existem os mais modernos que possuem o modo exaustor e, neste caso, será necessário quebrar a parede para colocar um duto de ar.

Confira as especificações

Questione o vendedor sobre todas as especificações técnicas dos depuradores de ar que foram mostrados na loja. Dessa forma, pergunte também como se faz a limpeza e a troca de filtros.

Mas para que as informações sejam as mais relevantes para você, tenha em mãos as medidas de sua cozinha. Então, informe se existem armários embutidos, o tipo de seu fogão e outros dados que julgar necessários. 

Vazão de ar

Verificar a vazão do depurador de ar em relação à área de sua cozinha é fundamental para que o aparelho cumpra o que promete. Só assim ele vai filtrar corretamente o ar do ambiente. Lembre-se que o tamanho da sua cozinha vai determinar qual depurador de ar vai funcionar melhor para você e sua família.

Distância 

Distância - Reprodução Canva
Distância – Reprodução Canva

Uma dúvida comum é qual a distância ideal entre o depurador e as bocas do fogão. Então, considere pelo menos a distância de 75 cm para fogões a gás e 60 cm para fogão elétrico.

A palavra-chave para comprar um depurador de ar é: pesquisa! São vários modelos existentes no mercado, com preço diferentes e em lojas que oferecem opções diferentes de pagamento.

Também verifique se a loja onde pretende comprar o depurador oferece serviço de instalação. Isso pode ser um diferencial na hora de fazer a sua compra.

É importante saber escolher o depurador de ar para cozinha

Um depurador de ar é muito útil para a sua casa, sobretudo se sua cozinha for menor. Existem muitos modelos no mercado, então pesquise bastante antes de comprar um que atenda às especificidades de sua cozinha.

Se sua cozinha está toda montada com armários de parede, por exemplo, e a necessidade do depurador só foi sentida depois, não se preocupe! Uma boa pesquisa ao seu espaço vai conseguir resolver o desafio. Por exemplo, se já tem armários, é possível colocar o depurador em uma posição abaixo deles, evitando que recebam toda a gordura dos alimentos.

Vamos ficar por aqui e esperamos que estas informações tenham te ajudado a comprar um bom equipamento para a sua casa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.