Como escolher um bom curso de tecnologia

Conheça as áreas de atuação do setor de acordo com o seu perfil

Uma das áreas que mais tem oferecido vagas no mercado de trabalho é a da Tecnologia da Informação (TI). A princípio, ela consiste em um grupo de ocupações e soluções, guarnecidas por recursos computacionais, buscando a produção, a transmissão, o armazenamento, o acesso e a garantia de segurança de dados e informações.

Todavia, é um setor amplo, visto a necessidade cada vez maior das empresas investirem na digitalização de seus processos e operações. Dessa maneira, o profissional de TI é bastante valorizado e procurado. De fato, há mais vagas disponíveis do que pessoas capazes de atendê-las.

Os salários também são bem altos, além de que é possível construir uma carreira com uma série de benefícios e áreas de atuação. Ademais, um profissional de tecnologia qualificado é visto como um colaborador excepcional, capaz de auxiliar no desenvolvimento dos negócios de forma proativa e eficiente.

Deve-se observar que para trabalhar com a tecnologia, é preciso uma formação na área. Aliás, são várias as possibilidades, portanto, há uma necessidade de conhecê-las melhor, a fim de que se possa atuar em um setor de acordo com seu perfil. Vejamos abaixo alguns cursos relacionados à área tecnológica:

Desenvolvedor web

Uma boa estratégia para começar a atuar como programador é buscar por cursos de desenvolvedor web e web mobile. Desse modo, uma das vantagens é que se pode aprender as linguagens de uma maneira rápida, ágil, sendo uma boa porta de entrada para quem deseja trabalhar com softwares. As possibilidades de emprego na área também são muito boas.

Análise e desenvolvimento de sistemas

Existem diversas oportunidades no mercado para quem deseja atuar com a análise e desenvolvimento de sistemas. Os cursos disponíveis embarcam uma série de conhecimentos importantes acerca da criação, análise e da implantação de sistemas de informação. Os profissionais podem atuar em empresas públicas ou privadas.

Gestão da Tecnologia da Informação

O profissional que trabalha com a gestão da tecnologia da informação é bastante requisitado pelo mercado. Ela é tida como a profissão do futuro. Nos cursos relacionados à área de atuação, o aluno aprende a gerenciar projetos e a criar estratégias ligadas à tecnologia da informação (TI). 

Ciência da computação

O curso da ciência da computação capacita o profissional a construir softwares, desenvolver algoritmos, modelos computacionais, e teorias computacionais. do mesmo modo, ele pode atuar como desenvolvedor, programador, analista de TI, arquiteto de software e gerente de TI, trabalhando em instituições variadas.

Engenharia da computação

No curso de engenharia da computação o estudante adquire conhecimentos sobre projetos e construções de computadores e periféricos. Todavia, ele consegue criar sistemas capazes de integrar o hardware (parte física do dispositivo), com uma grande variedade de programas computacionais (softwares).

Engenharia de software

A engenharia de software está ligada ao processo de desenvolvimento de sistemas de computadores. Em síntese, o profissional atua criando e  fazendo a manutenção de programas para uma série de dispositivos, como computadores, celulares e servidores. É preciso conhecer linguagens de programação, base de dados, padrões, controle de qualidade, entre outros.

Jogos digitais

O curso de jogos digitais pode ser uma boa alternativa para quem gosta de videogames. O profissional da área é capaz de criar jogos para computador, celulares, videogames, tablets, celulares e para a internet. Em conclusão, ele pode criar roteiros, cenários, personagens, animações, e muito mais.

Sistemas de informação

O profissional que trabalha com sistemas de informação deve administrar o fluxo de conteúdo, dados e informações que circulam em uma rede de computadores de uma organização. Dessa maneira, ele também atua com o desenvolvimento de sistemas capazes de armazenar e recuperar os dados produzidos pela corporação.

Sistemas para a internet

Os cursos de sistemas para a internet capacitam o profissional a planejar, desenvolver, gerenciar programas, aplicativos, e interfaces para as páginas e plataformas da internet. Analogamente, ele pode trabalhar com banco de dados e segurança da informação. É uma profissão em ascensão, visto que há uma grande  procura pela inclusão de empresas na rede mundial de computadores.

Qualidade de software

O profissional que trabalha com a qualidade de software deve ser capaz de testar os programas e aplicativos utilizados no sistema e na rede das empresas. Em suma, ele busca falhas, garantindo o bom funcionamento de todo o TI da organização. É uma profissão bastante requisitada nos dias atuais. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.