Tecnologia da Informação: Graduação ou curso de curta duração?

Como construir uma carreira em TI? Segundo a coordenadora de Engenharia de Software, Luana Muller, apenas uma graduação superior nessa área não garante a entrada ou uma boa posição no mercado de trabalho.

Essa recomendação pode soar estranha – sobretudo vinda de alguém com mestrado e doutorado em tecnologia e que, inclusive, já foi professora universitária na área. 

Mas, de alguns anos para cá, a coordenadora observa que apenas a formação superior em tecnologia não é definitiva para o sucesso profissional no mercado.

Para ela, os cursos de graduação nessa área geralmente são bem completos, nos quais você terá a oportunidade de aprender sobre programação back-end, programação front-end, bancos de dados, metodologia, análise, processos etc. 

Acontece que, no mercado de trabalho, é pouco provável que você se depare com um cargo que exija todos esses conhecimentos.

Em contrapartida, todas as vagas pressupõem um certo nível de aprofundamento que a faculdade, por si só, não traz. 

Luana Muller aborda questões sobre qual tipo de curso escolher. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre!

Graduação ou cursos curtos de TI? 

Se você optar por ser um desenvolvedor, por exemplo, o conhecimento que a faculdade provê em programação não será suficiente.

“Luana, então eu não devo cursar uma graduação e me dedicar apenas aos pontos que você mencionou?”. Calma! Você deve cursar a graduação, pois é ela que te dará a base necessária para transitar e dialogar com as diferentes áreas de conhecimentos envolvidas no processo de desenvolvimento de um software. Porém, entenda que, além dos conhecimentos oferecidos pela graduação, você deverá buscar formas de se aprofundar em alguma área, através de cursos de curta duração.

Outro ponto interessante é que a área de TI lhe dá a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho sem ainda ter concluído uma graduação em tecnologia, tornando a área mais democrática e acessível, possibilitando ao profissional de TI conhecer a área e começar a colher os frutos desta carreira muito rapidamente. 

E se levarmos em conta a pressão social que é exigir que a gente decida o que quer fazer “pelo resto da vida” aos 17 ou 18 anos, essa possibilidade é bem-vinda. 

A pessoa pode optar por fazer um curso de alguns meses, já começar a trabalhar, desenvolver projetos próprios e montar um portfólio. A partir daí, investir em um curso de graduação, tendo a certeza de que essa é a profissão que deseja seguir.

No Pravaler, o diploma não é um requisito decisório para a contratação em TI. Inclusive, a empresa possui parceria e contrata alunas recém-saídas da Laboratória, uma organização focada em capacitar mulheres para a tecnologia a partir de cursos curtos de programação. 

Para a coordenadora, ela está rodeada de exemplos práticos de pessoas qualificadas, que já estão inseridas no mercado de TI, crescendo em suas carreiras, e que ainda não concluíram seus cursos de graduação.

Porém, compreenda que TI é muito mais sobre ter curiosidade e vontade de aprender do que sobre ter um diploma ou certificados de cursos. 

Como se trata de um mercado que evolui muito rápido, é o interesse pelo novo que mantém a roda do aprendizado girando.

Há poucos anos, por exemplo, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina ou Internet das Coisas eram assuntos explorados apenas por quem trabalhava com tecnologia e inovação, e como uma perspectiva de futuro. 

Acontece que esse futuro chegou bem antes do previsto e, hoje, além de ser um assunto discutido por várias áreas de uma companhia, toda a área de software já se baseia em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para suas criações mais recentes, e cada vez mais temos dispositivos conectados à Internet gerando dados que impulsionam o uso destas tecnologias.

Portanto, se você quer construir uma carreira em TI, tenha em mente que ela pode se iniciar através de uma graduação, mas também há a possibilidade de ser por meio  de cursos práticos de curta duração, e que ambas as possibilidades, juntas, são o que trarão o diferencial para sua carreira. Mas lembre-se: nunca, jamais, em hipótese alguma pare de estudar.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Pravaler.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – RETORNO do auxílio emergencial ainda pode acontecer NESTA situação, admite governo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.