INSS: veja como marcar a perícia médica sem precisar sair de casa

Com o fim da greve dos servidores do INSS, cidadãos podem voltar a agendar perícias médicas para receber benefícios sociais

Constantemente, conseguir um auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma tarefa que, em diversas situações, exige a realização de uma perícia médica. É neste momento que a autarquia decide se o cidadão tem ou não direito de entrar na folha de pagamentos. Dessa forma, para realizar o agendamento para a realização da consulta, não é necessário sair de casa.

De acordo com informações oficiais da própria autarquia, o cidadão que deseja realizar uma perícia médica, pode fazer o agendamento através do app do Meu INSS ou do site de mesmo nome. Há ainda a possibilidade de agendar o processo através do telefone 135. Por lá, basta seguir o passo a passo da ligação, inserir os dados pessoais e confirmar uma data e horário.

O passo a passo pela internet

  • Em primeiro lugar, é preciso acessar o app ou site do Meu INSS. Por lá, será preciso informar o seu CPF e também a senha. Caso ainda não tenha um login, é possível se registrar antes de iniciar o processo. Ao entrar na sua conta, basta clicar em “Agendar Perícia”. Há ainda a possibilidade de buscar a opção no campo “Do que você precisa”.
  • O segundo passo é acionar a opção “Perícia Inicial”, e preencher todos os campos. Aqui, é importante ter cuidado para não errar os números do telefone e os outros dados. Assim, o cidadão tem menos chances de passar por problemas em uma fase final de possível concessão do auxílio do INSS.
  • Logo depois, é preciso escolher entre duas opções: “Empregado” ou “Não empregado”. Caso escolha a primeira opção, será necessário preencher o número do CNPJ da empresa para qual o cidadão presta algum serviço. Na segunda opção, não será necessário apontar nenhuma numeração. Portanto, basta clicar em “Avançar”.
  • Neste momento, o sistema pedirá para que o cidadão insira o CEP da sua cidade. Ao inserir, o próprio site ou app poderá informar qual é a agência do INSS mais próxima. Clique em “Avançar”.
  • Assim, o próprio sistema enviará o cidadão automaticamente para o site do Dataprev. Feito isto, basta clicar no nome da cidade e na data e no horário que estão disponíveis para a realização da perícia médica do INSS.

Fila de espera para perícia

Conforme  informações mais recentes divulgadas pelo próprio Governo Federal, a fila de espera para a realização da perícia médica bateu a marca de 1 milhão de brasileiros. Tratam-se de cidadãos que ainda aguardam pelo atendimento.

Desse modo, os números já eram considerados altos pelo próprio Instituto Nacional antes mesmo da realização da greve dos servidores. Entretanto, dados oficiais divulgados nos últimos dias mostram que a situação piorou por causa da paralisação.

Como dito, o movimento grevista já chegou oficialmente ao fim. Sendo assim, na última segunda-feira (23), servidores e peritos médicos do INSS voltaram ao trabalho. Eles decidiram acatar a oferta do Governo Federal de pagar um reajuste salarial de 5% a toda a categoria.

Na oportunidade, os servidores se comprometeram a trabalhar por mais tempo neste período de retorno. O objetivo é justamente tentar diminuir o tamanho da fila de espera neste momento. Novos números serão divulgados pelo INSS dentro de mais alguns dias.

Previdência quer uso do atestado

Recentemente, o Ministério do Trabalho e da Previdência lançou uma portaria com mudanças no sistema de liberação de alguns auxílios. A alteração prevê que os cidadãos não mais precisem participar de uma perícia médica para liberar o seu benefício.

O sistema, que já foi utilizado durante a pandemia, consiste na liberação do saldo apenas depois da apresentação de um atestado médico. Sem a necessidade de uma perícia presencial, havia a expectativa de que a fila de espera diminuísse.

No entanto, o sistema ainda não está devidamente regulamentado. Dessa forma, os cidadãos ainda precisam passar pela perícia médica caso queiram entrar em benefícios como o auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.