Confira dicas de como escolher as frutas mais doces

Aprenda de vez como escolher as frutas mais doces do mercado e tenha uma vida mais saudável!

Você sabe como escolher as frutas mais doces no mercado? Muitas pessoas têm essa dúvida e esse problema, e acabam por levar frutas que não estão mais boas para consumo ou simplesmente que estão sem sabor! Quer aprender de uma vez como não passar mais por isso? Então hoje, 14 de fevereiro, vamos te contar dicas incríveis para realizar esse processo de escolha. Confira. 

Saiba como escolher as frutas mais doces

Descubra como escolher frutas doces -- Reprodução Canva
Descubra como escolher frutas doces — Reprodução Canva

As frutas são importantes na alimentação em todas as faixas etárias. São ricas em vitaminas, minerais como o potássio, fibras e outros nutrientes essenciais para nós.

Além disso, são pobres em calorias, gordura e sódio.

Podem ser consumidas in natura, em saladas e sucos, sendo assim, uma maneira prática de se adicionar alimentos saudáveis à dieta.

O Brasil é um país com uma imensa variedade de frutas. Não há uma só região ou época do ano em que não se tenha frutas à disposição.

É maravilhoso ir ao sacolão, à feira ou ao supermercado e se deparar com todas aquelas opções, não é verdade?

Mas, é decepcionante quando compramos nossas frutas preferidas e, quando vamos utilizá-las, elas estão verdes ou azedas.

Para que você não precise mais passar por isso, trouxemos algumas dicas simples para te ajudar a escolher as frutas mais doces e gostosas!

Como escolher

Uma boa dica para escolher frutas é sempre preferir aquelas da estação. As plantas em geral, não só as frutas, mas qualquer vegetal, produzem sua melhor versão na sua época propícia.

As de clima quente, vão estar mais gostosas no verão ou na primavera. As de clima mais frio, por serem sensíveis ao calor, estarão melhor no inverno e no outono.

Além de mais saborosas, as frutas da estação estarão mais baratas e mais fáceis de encontrar.

Alguns tipos de frutas

Sendo um país tropical, a maioria das frutas cultivadas no Brasil são, naturalmente, tropicais. Contudo, por ter proporções continentais, oferece regiões mais frias que favorecem o cultivo de frutas de clima frio também.

Opção é o que não nos falta, não é mesmo? Basta escolher.

O princípio básico para uma fruta estar gostosa é ela estar madura.

Dentre as frutas mais consumidas, separamos algumas opções e trouxemos algumas dicas práticas de como escolher as mais maduras e, portanto, mais doces e saborosas:

Mamão

O principal fator indicador de que o mamão está maduro é, obviamente, a coloração. Quanto mais amarelo/laranja ele estiver, mais maduro vai estar. Além de observar a cor, aperte suavemente o mamão. Quando maduro, a textura dele será mais macia. No entanto, se estiver mole demais, é sinal de que já está passando do ponto e não estará tão gostoso. Observe também se não há pontos escuros e com mofo na casca, outro indício de que o mamão já está estragando.

Abacaxi

Observe a casca do abacaxi. Sabe aquelas “escamas” que ele possui? Quanto mais abertas elas estiverem, mais maduro ele estará. Outra dica é puxar uma folha da sua “coroa”. Se ela sair com facilidade, o abacaxi está maduro. Além disso, o cheiro do abacaxi, quando doce, é bem característico.

Manga

As melhores mangas são aquelas mais cheias e roliças, por conter mais polpa. O cheiro também deve ser doce e a cor, amarelo-avermelhada. Pintas pretas podem aparecer na casca das mangas maduras, mas é normal.

Maçã

As maçãs mais maduras são as mais vermelhas. Além disso, aquelas de forma arredondada tendem a ser mais doces que as variedades mais oblongas. Observe se não há depressões, pontos amolecidos e marcas de batidas na casca, pois isso pode prejudicar o sabor da fruta. Quando a maçã sofre um impacto, uma enzima que causa seu escurecimento é liberada e isso afeta sua textura e sabor.

Abacate

Aperte suavemente o abacate. Quando maduro, ele estará macio. Sacuda-o. Se a semente estiver solta, é outro indício de que ele está bom.

A haste do abacate deve estar macia, mas não mole demais ao toque. 

Como “passa” muito rápido, o ideal é comprar o abacate verde e enrolá-lo em um jornal para que ele chegue no ponto.

Melancia

As frutas que não mudam de coloração, como é o caso da melancia, são as mais difíceis de identificar o ponto. Uma dica é bater na casca com os nós dos dedos. Quando madura, o som produzido será abafado. Além disso, a casca deve estar brilhante e firme.

Essas mesmas dicas são aplicáveis a outras frutas também. Observar a coloração da casca, a textura, o cheiro, são formas de identificar o ponto delas. Além disso, se você costuma consumir algumas frutas com regularidade, com o tempo você passa a conhecê-las por experiência. 

Esperamos que, com essas dicas, você consiga comprar as frutas mais doces e saborosas para sua família!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.