5 dicas para escolher melancia no mercado

Aprenda de uma vez por todas a escolher uma melancia boa para o consumo

Você sabe como escolher melancia no mercado? Esse tipo de fruta muitas vezes levanta dúvidas recorrentes no momento da compra. Sendo assim, nada melhor do que realmente conhecer os segredos por trás da fruta e entender como levar um exemplar doce para casa. Então hoje, 07 de fevereiro, vamos te mostrar aqui no Dicas Incríveis como escolher a sua. Confira.

Conheça 5 dicas para escolher melancia no mercado

A melancia é uma das frutas mais amadas do Brasil, principalmente no verão, por ser refrescante e muito doce. É, muitas vezes, a favorita das crianças, e as diferentes formas de comer, deixam a fruta de um jeito especial em cada preparo. Muito utilizadas em receitas de salada, sucos, e sabores de sorvete e picolé.

Essa é umas das frutas com mais nutrientes e benefícios para o corpo humano. Contém ótimos nutrientes para a nossa saúde, como vitamina C, licopeno (substancia anti-inflamatória), entre outros. Portanto, é recomendado incluí-la na rotina alimentar quando possível.

Escolher a melhor melancia disponível do mercado pode ser uma tarefa difícil, e acabamos escolhendo a que levaremos na sorte. Mas existem alguns sinais simples e fáceis de identificar que vão te mostrar, sem precisar abrir, apenas olhando, que a fruta está boa para ser consumida. Confira quais são:

Pelo cabo

Essa dica é a mais importante. Uma das formas mais simples e certa de saber se a melancia está doce e madura é pelo cabo. Se a fruta estiver sem a haste ou seca, indica que ela está madura e bem vermelha.

No caso de o cabo estar verde, significa que foi colhida antes do tempo, ou não madurou durante o tempo no qual ficou em contato com o solo.

Escolher melancia no mercado pelas manchas da fruta

Quando for comprar melancia, observe a mancha da casca. Sempre terá uma mancha localizada perto de uma das extremidades da fruta, isso significa que naquela parte ela ficou em contato com o solo durante todo o processo de crescimento.

Se encontrar uma mancha amarelada, releva que está ótima para o consumo, pois amadureceu com o sol, ficando mais apetitosa e madura. Sendo assim, caso a mancha estiver branca, ela foi colhida antes de madurar e consequentemente estará mais aguada e menos doce.

Aparência da casca

Aprenda como escolher melancia no mercado - Reprodução Canva
Aprenda como escolher melancia no mercado – Reprodução Canva

Com certeza você já ouviu falar que, basta dar tapinhas na casca e ouvir o som que a melancia fizer para saber se ela está boa. Mas com apenas um toque na casca, podemos saber isso.

É simples: aperte levemente a casca com a ponta dos seus dedos (a ponta dos dedos é mais sensível, logo nos faz sentir melhor o toque, aguçando o nosso tato).

Se estiver mais rígida, então a melancia estará boa para o consumo.

Atenção: não consuma, em hipótese alguma, a melancia se a casca estiver mole, isso revela que ela está apodrecendo, podendo causar intoxicação alimentar ao ingerir.

Tamanho geral da fruta

As aparências enganam até quando falamos de fruta. A tendência geralmente é acreditar que quanto maior a fruta, melhor ela estará. Mas no caso das melancias é diferente.

Opte sempre pelas médias, elas apresentam uma melhor qualidade da maturação. Se ficar em dúvida do tamanho, então repare no peso. Ela deve ser mais pesada do que aparenta.

Listras

Pode parecer que as listras da casca da melancia são apenas bonitas esteticamente, mas se observarmos elas com atenção, se tornam são uma ótima forma de saber se ocorreu o processo de amadurecimento pelo período correto e da forma correta.

Durante o período do crescimento da melancia, as listras vão ficando mais escuras, então quanto mais verde-escuro, mais madura ela estará.

Benefícios da melancia para sua saúde

Já que agora você aprendeu a escolher a sua melancia com mais segurança, veja então alguns dos motivos pelo qual você deve consumir melancia com mais frequência:

  • Primeiramente, ajuda a aumentar a energia, especialmente para as atividades que exigem um melhor condicionamento físico e bom foco;
  • Contém minerais alcalinos essenciais para o nosso organismo e na prevenção de doenças reumáticas;
  • Possui um alto volume de água, ajudando na liberação de ácido úrico e eliminando toxinas na urina, prevenindo a formação de cálculo renal.
  • Contém potássio, que reduz a pressão arterial e ajuda na prevenção de AVC e outras doenças cardiovasculares;
  • E enfim, uma ótima opção para quem está fazendo dieta, pois traz a sensação de saciedade pela abundância de água e pouca quantidade de calorias.

Agora é só unir todas as dicas e colocar em prática! Com essas dicas você sempre acertará na hora de comprar essa fruta deliciosa e perfeita para os dias quentes. Vá escolher melancia no mercado agora mesmo e desfrute de todo sabor dessa fruta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.