Como falar sobre defeitos na entrevista de emprego?

Saber falar sobre defeitos na entrevista de emprego é tão importante quanto saber dizer quais são os seus pontos fortes. Muitas vezes, os defeitos podem ter um peso maior, afinal, eles podem sinalizar uma fraqueza muito intensa, que impacta a produtividade.

Sendo assim, como demonstrar os seus pontos fracos sem “jogar fora” a oportunidade de trabalho? Como ser sincero, sem parecer extremamente negativo? Veja as nossas dicas e saiba como agir diante dessa situação.

Como falar sobre defeitos na entrevista de emprego?

Falar sobre defeitos na entrevista de emprego nunca é fácil, mas é necessário. Por isso, seguir algumas dicas podem lhe ajudar a se sair melhor do que você imagina. Afinal, essa etapa da entrevista é fundamental, e você deve fugir de ideias e respostas prontas que você encontra pela internet. É preciso conseguir se autoavaliar com clareza e coesão, passando uma imagem positiva, mesmo quando se está falando de algo negativo.

Sendo assim, o primeiro passo é analisar a si mesmo, atentando-se para os pontos fracos que podem realmente impactar o seu trabalho. Ou seja, não adianta contar algo pessoal e que muda em nada o seu dia a dia no trabalho, não é mesmo? Pense sobre isso, antes de qualquer coisa.

Quais defeitos você possui e realmente impactam no trabalho?

Considerando o que discutimos acima, comece a pensar sobre os defeitos que realmente impactam no seu trabalho. Pegue lápis e papel e comece a listar tudo o que lhe vem à mente. Deixe os pensamentos fluírem de maneira leve, sem julgamentos, e anote tudo o que você pensar.

Dessa forma, você poderá articular os defeitos de uma maneira mais clara, onde, por exemplo o medo de conversar com outra pessoa se transforme em introversão ou timidez no trabalho. Percebe a diferença? Por isso é necessário anotar tudo o que vier à mente.

De qualquer maneira, também listamos abaixo alguns defeitos e pontos negativos que muitas pessoas têm, a fim de lhe dar um “luz”:

  • Medo de falar em público: Sim, esse é um ponto fraco de muitas pessoas. Portanto, não tenha medo de demonstrá-lo.
  • Introversão ou extroversão exageradas: Tanto uma, quanto outra, pode ser negativa. A introversão pode atrapalhar a troca de ideias e a extroversão pode atrapalhar a produtividade.
  • Impaciência ou intolerância: A intolerância a erros e a impaciência podem criar um clima de estresse e ansiedade no ambiente de trabalho. Você se sente assim facilmente?
  • Necessidade de agradar a todos: Apesar de muita gente confundir isso com algo positivo, essa necessidade pode desgastar a mente e até mesmo fazer com que a pessoa cometa erros tentando agradar o outro.
  • Dificuldade para delegar tarefas: Essa dificuldade pode impactar na produtividade de qualquer empresa. Você a tem?
  • Nervosismo e estresse à flor da pele: Você é do tipo de pessoa que fica nervosa facilmente? Pense sobre isso.

Demonstre o seu comprometimento em melhorar

Para finalizar este conteúdo, lembre-se que além de saber como falar sobre defeitos na entrevista de emprego, lembre-se de logo demonstrar o seu comprometimento em melhorar. Por exemplo, você tem medo de falar em público? Demonstre quais medidas você pretende tomar para lidar com isso.

Mostre que você está disposto a melhorar os pontos fracos e comprometido em aprimorar as suas habilidades. Assim, a sua entrevista de emprego fluirá de uma maneira mais positiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.