Como economizar; confira os princípios gerais de economia doméstica

Segundo pesquisas da ANBIMA, mais de 52% dos brasileiros não possuem reserva de emergência. É um dado que mostra a dificuldade que as pessoas tem de economizar. Mas como economizar? O que é economia doméstica?

Basicamente, a economia doméstica visa fornecer conhecimentos técnicos a serem aplicados na vida financeira. Esses conhecimentos visam levar o indivíduo a lidar melhor com os recursos que possui, consumindo de forma consciente.

Ao consumir de forma consciente se consegue economizar recursos. Contudo, a economia doméstica não trata somente disso, mas também da forma como se aplicam os recursos.

 

Começe agora

É muito normal pensar: “mês que vem eu começo a economizar”. Se você quer economizar, a primeira coisa é decidir fazer isso a partir desse exato momento. Não deixe para depois.

 

Faça um planejamento financeiro

Ao decidir isso, o segundo passo é partir para a aplicação das técnicas de economia doméstica. Faça um planejamento de suas finanças. Para isso crie planilhas de controle de gastos como de entrada e saída. Por meio dessas planilhas você saberá exatamente o que está gastando e saberá onde deve fazer os cortes de gastos.

 

Pague suas dívidas

O pagamento das dívidas é o próximo passo. Deixar as dividas para pagar depois não é uma escolha inteligente. Os juros são um gasto extra que consomem o dinheiro que você poderia economizar. Após cortar os gastos, use esse dinheiro para pagar as dívidas, evitando assim cair no pagamento de parcelas atrasadas com juros.

 

Faça uma reserva de emergência

Dívidas pagas, é momento de partir para a formação de uma reserva de emergência.

 

Economize em todas as áreas

A economia doméstica pode ser feita em todas as áreas de consumo familiar. Supermercado, energia elétrica, água, etc. É possível até mesmo conseguir um dinheiro extra vendendo ítens que não são mais utilizados em casa.

 

Invista seu dinheiro

Formada a reserva de emergência é momento de, com o dinheiro economizado, aplicá-lo em investimentos. Em geral, as pessoas pensam em fazer uma poupança, mas existem lugares que oferecem uma rentabilidade maior, como, por exemplo, no Tesouro Nacional por meio da Selic.

Quer saber mais com investir? Veja Como fazer seu dinheiro render

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.