Como economizar: as armadilhas que NUNCA te contaram

Você deve estar se perguntando que armadilhas que deixaram de te contar não é mesmo? Como economizar dinheiro em 2021? O que muitos escondem é que o segredo de como economizar está não no que você gasta, mas como você gasta. 

Saiba que aprender a como economizar da forma certa pode transformar as sua vida financeira. Administrar as finanças exige organização e planejamento acima de tudo.

O segredo de como economizar:

O segredo de como economizar está para o fato não de deixar de comprar algo que você deseja, como um fast-food ou então uma viagem, mas de como e em que momento você decide fazer este gasto. Não caia nas armadilhas.

1 – Troque “hoje eu mereço” para “hoje eu quero”

Não é comum nos deparamos com uma promoção ou algo que queremos muito e de cara nos justificamos com a velha máxima “hoje eu mereço”.

Claro que todos merecemos, mas a que custo? Merecemos um momento de compra e depois dívidas que não acabam?

Usar essa justificativa sempre pode ser um problema, mas porque não separar um dinheiro e mudar para “hoje eu quero”.

Separe seus gastos fixos e sempre guarde um valor para possíveis compras que você de fato não precisa, mas que é um prazer. Seja um sapato, uma roupa nova, fast-food ou coisa similares.

A nova frase “hoje eu quero” é uma etapa que te levará organizar suas finanças e passar o seu cartão seguro que você tem o dinheiro.

2 – Troque a ansiedade pela segurança

O problema de compras impulsivas está na ansiedade e falta de planejamento que está por trás desta atitude. O problema não está no valor gasto, mas em que momento ele é gasto e de que maneira.

“Um dos fatores que podem contribuir para que haja um desequilíbrio financeiro é a ansiedade. Como, em seu bojo, uma das características da ansiedade é a impaciência, a mesma pode levar as pessoas a comprar por impulso, pulando assim etapas do planejamento financeiro, ou seja, não esperar para fazer um gasto no momento certo”, explicou ao Diário da Região, o consultor financeiro Moisés Dias.

O problema não está na compra do sapato novo, mas da impulsividade de comprar um sapato com a justificativa “hoje eu mereço”.

“Em relação às finanças, é preciso fazer um planejamento que deseja os objetivos pessoais, determinando prazos e valores. Esse planejamento, irá ajudar essa pessoa a definir o que a mesma deseja: quando, como, onde, porque, e o que é prioridade ou não e, assim, ajudar a diminuir a ansiedade e impulsos em direção a decisões incorretas “, finaliza o consultor.

Confira aqui o passo a passo para colocar sua vida financeira no eixo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.