Confira 4 dicas INFALÍVEIS para economizar

Final de ano e época de festas. Recebimento do 13º para alguns. Ano mais apertado para outros. Mas não importa qual seja sua situação, nós preparamos 4 dicas para você economizar dinheiro e ter uma vida financeira saudável.

Ter uma vida financeira saudável pede dedicação e comprometimento em economizar dinheiro, mas não é nenhuma tarefa mirabolante. Por isso, queremos te dar uma forcinha e te apresentar passos que te farão economizar de uma vez por todas.

1. Controle os seus gastos fixos e variáveis

Sim. Antes de começar a economizar é importante saber para onde está indo o seu dinheiro. Quem nunca teve a sensação que não sabia onde gastou? O dinheiro caiu na conta e terminou na mesma semana?

 

Pois é. Você não é o único que já passou por está situação. Por isso, é importante que você anote em uma planilha seus gastos fixos (conta de luz, água, aluguel e etc) e também seus possíveis gastos variáveis (fast food, aplicativos de transporte, cabeleireiro, entre outros).

 

2. Incentive sua família a economizar

 

No Brasil, serviços essenciais como água e luz têm ficado cada vez mais caros.  Por isso, é importante que você engaje sua família a economizar.

Para isso, é possível:

– Tomar banhos de cerca de 5 minutos

– Evitar deixar luzes acesas sem necessidade

– Reduza o uso do ferro de passar roupas.

– Aproveite a luz natural do dia

– Fique de olho nas contas de água para ver se há vazamento

– Invista em aparelhos para reduzir o fluxo de água principalmente para o chuveiro e descarga

 

 3.Revise planos de internet ou contas similares

 

Revise os planos assinados de internet. Você realmente precisa da quantidade que contratou? Se sim, vale o custo x benefício. Se não, opte por um plano mais barato.

Você paga a academia e não vai? Pare de pagar ou então decida de uma vez por todas ir às aulas.

Estes são só um exemplo de gastos, mas com a planilha realizada (dica 1)  você poderá analisar quais gastos que você possui são essenciais ou não.

 

4. Trace metas

 

Esta dica pode parecer simples, mas vai te ajudar muito a economizar dinheiro. Aqui vale pesquisar o preço de algo que você precise ( como um carro, Por exemplo) e calcular quanto você precisará economizar por mês para atingir sua meta.

 

Toda vez que for comprar alguma coisa é importante lembrar se de fato você precisa do item e que isso te afastará do seu objetivo final.

Saiba também o que é economia compartilhada. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.