Como DESBLOQUEAR meu CAIXA Tem?

O Caixa Tem cresceu de maneira expressiva no Brasil desde o seu lançamento, em abril de 2020. Milhões de usuários utilizam os serviços oferecidos pelo aplicativo todos os meses. Contudo, muitas pessoas enfrentam dificuldades ao terem o acesso ao aplicativo bloqueado.

Na verdade, quando ocorre o bloqueio, os usuários acabam sofrendo para recuperar o acesso ao aplicativo. Contudo, vale destacar que esta é uma ação de segurança do banco, que visa garantir a segurança dos dados dos usuários.

Em resumo, o bloqueio funciona para que apenas os titulares das contas tenham acesso aos dados. Assim, o acesso só pode acontecer em aparelhos conhecidos, tudo para evitar atividades suspeitas ou fraudulentas.

Importância do Caixa Tem para os brasileiros

O Caixa Tem possui milhões de usuários que utilizam seus serviços diariamente. Em resumo, o app oferece diversas utilidades para os brasileiros, principalmente para aqueles de renda mais baixa, beneficiados por programas sociais.

Além disso, é através do Caixa Tem que milhões de trabalhadores também podem ter acesso a valores referentes a direitos trabalhistas, como FGTS e PIS/Pasep. Em suma, o aplicativo é essencial para boa parte da população brasileira.

É através do Caixa Tem que as pessoas podem movimentar os valores pagos pelo Bolsa Família e pelo Auxílio Gás, por exemplo. Isso sem contar que os usuários também podem pagar contas e contratar empréstimos através do app.

Veja como desbloquear o Caixa Tem

A maneira de utilizar o Caixa Tem é bastante simples e prática. Em síntese, o usuário só precisa baixar o aplicativo na loja do celular, fazer um cadastro rápido e, então, começar a usá-lo.

Da mesma forma, há passos bem simples para que o usuário desbloqueie o aplicativo e volte a acessar os serviços oferecidos. Para isso, basta acessar o app e seguir o passo a passo abaixo:

  • Informe o seu CPF;
  • Clique em “Próximo”;
  • Digite a senha e confirme o login, clicando no botão “Entrar”;
  • Busque a opção “Liberar acesso” no menu;
  • Selecione a opção indicada no chat de conversa;
  • Confirme o número de telefone;
  • Digite o código recebido por SMS;
  • Nomeie o dispositivo;
  • Clique em “Confirmar”.

O usuário também poderá desbloquear o aplicativo em alguma agência da Caixa Econômica ou casa lotérica. Para isso, o titular da conta deverá comparecer ao estabelecimento munido de documento oficial de identificação com foto. Além disso, também precisará ter em mãos o celular com o aplicativo Caixa Tem instalado.

Como posso evitar o bloqueio do Caixa Tem?

Ninguém está livre de ter a conta do Caixa Tem bloqueada. Contudo, existem alguns fatores que aumentam as chances de que isso aconteça. Em síntese, o bloqueio funciona como uma maneira de proteger os dados dos usuários de acesso de terceiros, que podem utilizá-los para fins irregulares.

Portanto, os principais fatores que provocam o bloqueio no aplicativo são:

  • Atualização cadastral;
  • Documentação pendente;
  • Falhas técnicas;
  • Múltiplas contas;
  • Suspeitas de fraude;
  • Tentativa de login incorreta.

Existem algumas maneiras de reduzir as chances de ter a conta bloqueada. Por exemplo, o usuário pode evitar ações, como colocar a senha mais de três vezes para tentar acessar o aplicativo, pois isso provoca o bloqueio do app. Outra maneira de diminuir as chances de bloqueio consiste na atualização dos dados, bem como nunca compartilhar dados de acesso com outras pessoas.

Usuários podem desbloquear o Caixa Tem através de passos simples
Usuários podem desbloquear o Caixa Tem através de passos simples. Imagem: Agência Brasil.

E quem perde a senha de acesso do Caixa Tem?

Muitas pessoas também perdem a senha de acesso do aplicativo Caixa Tem. Contudo, existem passos simples para recuperá-la. Para isso, basta fazer o seguinte:

  • Informe o seu CPF;
  • Clique em “Próximo”;
  • No campo de senha, selecione “Recuperar senha”;
  • Digite novamente o seu CPF;
  • Clique em “Continuar”.

Após esses passos, o usuário receberá um aviso do aplicativo, informando que as instruções de recuperação da senha foram enviadas para o e-mail cadastrado. Nesse ponto, há outro passo a passo a ser seguido:

  • Acesse o endereço eletrônico cadastrado;
  • Abra a mensagem do Caixa Tem;
  • Clique em “Link para redefinir credenciais” enviado pelo app para o seu e-mail;

Ao realizar esta ação, o usuário será direcionado a uma nova tela. Nesta guia, a pessoa deverá digitar uma nova senha. Em seguida, o site pede a confirmação da nova senha e, ao clicar em “Continuar”, o processo terá sido validado.

O usuário poderá anotar a nova senha em algum papel ou no próprio celular para não perdê-la e, assim, ter que passar novamente por tudo isso.

Não consigo acessar o e-mail cadastrado

O aplicativo do Caixa Tem informa de maneira clara as instruções para recuperar a senha de acesso. No entanto, caso a pessoa não lembre qual foi o e-mail cadastrado, o problema será muito maior.

Inclusive, mesmo se o usuário souber qual o e-mail cadastrado, mas não lembrar a senha de acesso do e-mail, ele também não poderá recuperar a senha de acesso do Caixa Tem. Isso porque o aplicativo envia as instruções de recuperação da senha para o e-mail cadastrado.

Em outras palavras, a definição de uma nova senha de acesso do Caixa Tem só ocorre através do link que o aplicativo envia para o endereço eletrônico. Assim, quando a pessoa não consegue acessar o e-mail cadastrado, não poderá recuperar a senha de acesso do app de maneira remota.

Posso recuperar o acesso do app sem o e-mail?

Segundo a Caixa, ainda há duas maneiras de recuperação da senha do Caixa Tem, mesmo sem o e-mail cadastrado. No primeiro caso, o usuário deverá se encaminhar a uma agência da Caixa Econômica, local em que terá suporte para recuperar a senha e, consequentemente, voltar a utilizar os serviços do aplicativo.

No entanto, a pessoa poderá fazer isso sem precisar sair de casa. Em síntese, o Caixa Tem pode solicitar o envio de documentos pessoais e de foto do titular da conta. Assim, o usuário poderá desbloquear a conta sem precisar ir para uma agência da Caixa.

Por fim, vale destacar que o Caixa Tem permite a realização de pagamentos de contas e boletos. Os usuários também podem solicitar linhas de crédito, com empréstimos que chegam a R$ 3 mil. Além disso, o usuário também pode fazer transferências pelo aplicativo, inclusive via Pix, para outras instituições financeiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.