Como decorar a casa com cores fortes: veja dicas para não errar!

Confira como usar as cores na hora de decorar o lar

Sua casa está sem graça? Precisa de colorir os seus espaços? Então venha conosco para vermos juntos como decorar a casa com cores fortes e veja dicas incríveis para não errar! 

Colorindo a casa e a vida 

Decoração com cores fortes -- Reprodução Canva
Decoração com cores fortes — Reprodução Canva

Felizmente estamos longe do tempo no qual apenas os tons claros eram tidos como sinônimo de elegância e beleza nos ambientes! 

Atualmente, decorar a casa com cores fortes já é visto como um sinal de elegância e modernidade. Sendo assim, existem variadas formas para fazer isso sem cair no exagero e sem que o ambiente canse nossos olhos e sentidos! Veja como fazer isso!

Como decorar a casa com cores fortes

Pode ser um tanto difícil escolher as cores perfeitas para os ambientes. Mas, com as dicas certas, você terá diversas ideias incríveis para mudar a cara do seu lar de forma certeira.

Harmonize as cores 

Siga nossas dicas e tenha um resultado fantástico em sua decoração! Harmonize as cores! Uma forma bem fácil para fazer isso (antes de partir para a decoração de fato), é estudar o círculo cromático e brincar com as cores, percebendo como uma cor pode fazer oposição à outra e ficar do seu agrado! 

E, enquanto estuda as cores, lembre-se que não é para exagerar na combinação de cada uma delas!

Atenção com o “conjunto da obra” 

Lembre-se que sua casa é um todo, um conjunto. Então é importante que as cores dos cômodos não fiquem brigando entre si! 

Prefira usar cores fortes na decoração de espaços comuns, ou seja, em espaços como os quartos, não carregue na decoração com cores fortes, pois elas não promovem relaxamento!

Aposte em bases neutras

Use bases neutras, ou seja, bege: gelo e branco entre outros. Cores mais neutras são as mais recomendadas para projetos que pretendem ousar nas cores fortes na hora da decoração! 

Um exemplo? Um sofá de tom claro que tenha uma manta de cor bem forte como azul royal, turquesa, vermelho ou amarelo, dá um efeito super bonito!

Avalie o tamanho do espaço 

Sempre leve em consideração o tamanho do espaço que vai decorar. Em locais menores, as cores mais claras vão dar a ideia de que os espaços são maiores e, nesses casos, opte por cores fortes em alguns poucos detalhes de decoração!

Se os espaços forem grandes, os tons mais escuros e as cores fortes vão conferir uma ideia maior de aconchego.

Cuidado com a iluminação 

Tenha atenção à iluminação, tanto natural quanto à superficial, no cômodo! É importante que a iluminação valorize as cores que vai usar no ambiente! 

No caso de iluminação artificial, escolha com cuidado as lâmpadas, luminárias e o ponto de luz, de forma a dar destaque para sua decoração!

Não faça muitas misturas

Ao usar cores fortes para decorar, não encha o ambiente de objetos decorativos como porta-retratos, quadros, papel de parede, tapetes multicoloridos, bibelôs e toda sorte de coisas! Equilíbrio é tudo na hora de usar cores fortes na decoração!

Faça escolhas 

Se você escolher, por exemplo, destacar a cor de um sofá ou de uma parede, escolha bem os objetos que vão compor a decoração. Imagine uma parede vermelha (fica linda!), mas com muitos quadros multicoloridos pendurados. Vai pesar muito o ambiente e, assim, não conseguiremos admirar nem a cor da parede e nem os quadros! Lembre-se de que vários objetos bonitos não significa que fiquem bonitos juntos!

A cor do piso 

Já falamos que a decoração precisa ser um conjunto equilibrado, então leve em consideração a cor do seu piso (claro ou escuro) e o material dele na hora de decorar (se madeira, cerâmica ou porcelanato)! As cores fortes devem respeitar a tonalidade de seu piso e ficar harmônicas com ele!

Comece devagar 

Caso não queira ser muito ousada ou ainda tenha algum receio no uso das cores fortes para decorar, comece aos poucos! Alguns objetos como uma moldura, almofadas, um porta-retrato, uma cortina e outros, podem ser o início de sua aventura!

Colorindo paredes

Você pode também optar por uma parede com uma cor forte e clarear as outras paredes com a mesma cor, mas em tons mais suaves! 

Em quartos de crianças, a dica de pintar apenas uma parede com cor forte cai super bem e você pode apostar em caixas de brinquedos com tons bem alegres e coloridos! 

Enfim, brinque com as cores, não exagere nas misturas, estude o seu espaço e o visualize com as cores e objetos que deseja. Feito isso, mãos à obra e vá colorir sua casa e também a sua vida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.