Decoração escandinava: conheça o estilo e veja como aplicar em sua casa

Confira como deixar sua casa mais charmosa com esse estilo

Ter uma decoração simples, porém clássica e sofisticada: esse é o desejo de muitas pessoas na hora de deixar a casa de um jeito aconchegante e confortável. A decoração dos lares é um assunto em alta, sendo considerada um hobby. Dentre os vários estilos em destaque, um que vem ganhando likes e adeptos é a decoração escandinava. Essa tendência mistura, então, cores neutras e detalhes minimalistas em um show de bom gosto. Decoração escandinava: conheça o estilo e veja como aplicar em sua casa aqui, agora, no Dicas Incríveis

Como surgiu a decoração escandinava?

O design mistura o minimalismo, a simplicidade e a funcionalidade para compor, então, ambientes em um estilo “clean”. Como o nome já introduz,  a decoração nasceu na região da Escandinávia, no norte da Europa. O local é composto pelos países da Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. 

Esta região é caracterizada pelo clima frio, responsável por construir uma cultura entre os povos. Um dos aspectos regionais presentes no cotidiano dos escandinavo é a preferência por ambientes de aconchego e conforto para morar e receber os amigos. Isso porque o frio potencializa, então, as festas e reuniões descontraídas nas casas, ao invés de ir a bares ou restaurantes, por exemplo.

Conheça o estilo

A palavra chave da decoração escandinava é aconchego. Para isso, esse estilo de design  explora uma paleta de cores neutras, luz natural e muita simplicidade. Nos móveis e nas paredes, a cor branca é predominante. O uso da madeira também deve ser, então, explorado, junto com acessórios em linha reta e em estilo minimalista. 

Para quebrar a soberania do branco nas paredes e móveis, os elementos decorativos ganham cores, mas sempre neutras e clássicas, como o cinza e o nude. O preto é utilizado para o contraponto. Em equilíbrio com os tons claros tem, então, efeito bastante sofisticado.

A estética aconchegante pode ser materializada no uso de colchas, mantas e tapetes com tecidos naturais e geralmente volumosos.

Outra individualidade desse estilo é a presença de poucos móveis no ambiente. Esses itens devem ser, então, funcionais e duráveis para atender as necessidades dos usuários e do local. 

O uso em abundância dos aspectos naturais, como a luz, e de itens da natureza também é um ponto alto da decoração. Por isso, as plantas são sempre parte importante nesse design. Os vasos com flores e plantas pendentes trazem o meio ambiente para dentro de casa, aumentando, então, a sensação de conforto. 

Por fim, a decoração escandinava aposta em uma combinação que une elementos clássicos e tradicionais com itens modernos. Por exemplo, é a harmonização no uso de quadros com molduras em tom contrastante, luminárias modernas e livros. 

Veja como aplicar decoração escandinava em sua casa - Reprodução Freepik
Veja como aplicar decoração escandinava em sua casa – Reprodução Freepik

Decoração escandinava: conheça o estilo e veja como aplicar em sua casa

Agora que você já sabe mais sobre o estilo da decoração escandinava, está na hora de ver, então, como introduzir esse design no seu dia a dia. 

Como o conforto é o ponto forte nesse estilo, você deve buscar, primeiramente, sentir-se bem com a decoração escolhida. Se essa decoração se encaixa dentro dos seus objetivos, então, vamos lá. Decoração escandinava: conheça o estilo e veja como aplicar em sua casa. 

Escolha bem os elementos

O primeiro passo para aplicar a decoração escandinava na sua casa é a escolha dos elementos que vão compor o espaço. Isso porque todos precisam conversar entre si para remeter, então, ao estilo escolhido.

Lembre-se que nessa decoração a diminuição dos excessos é uma regra. O menos é mais. Busque, então, por móveis funcionais e somente por itens necessários. 

Pendentes

Invista nas luminárias e plantas pendentes. Para as luminárias, prefira aquelas com estilo mais rústico. Utilizar velas também pode dar um toque de aconchego ao ambiente, criando, então, um cenário em uma meia luz.

Tapetes e almofadas

Aderir a tapetes macios ao toque realça a sensação de conforto. Almofadas e mantas sobre o sofá também são indicadas, pois tornam o ambiente mais “quente” e convidativo. A dica é usar peças que imitam pelos de animais.

Coloque você

Apesar de um estilo bem específico, você deve colocar um pouco da sua personalidade na decoração. O objetivo, mais uma vez, é a sensação de conforto. Acomode alguns itens que sejam importantes para você e deixe, então, o espaço muito mais interessante.

Viu como a decoração escandinava pode ser fácil e atraente? Conheça o estilo e veja como aplicar em sua casa para deixar seu espaço ainda mais elegante e confortável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.