Como empreender com pouco dinheiro para investir; veja dicas essenciais 

Confira super dicas que irão te auxiliar em sua jornada de empreendedorismo

Você sabe como empreender com pouco dinheiro para investir? Por mais que pareça uma tarefa impossível, saiba que você pode conseguir essa façanha com a organização certa. Então, confira hoje, em nossas dicas de empreendedorismo, como iniciar seus negócios de forma correta e bem pensada.

Como empreender com pouco dinheiro para investir

Afinal, como empreender com pouco dinheiro? Quando se possui pouco dinheiro acumulado, investir pode parecer uma realidade muito distante. Então, isso desestimula muitos potenciais investidores que se dariam muito bem no mercado financeiro.

Entretanto, essa distância é uma falsa ideia de que o setor de investimentos acata apenas capitais milionários. Na verdade, existem realmente muitas opções de mercado com valores iniciais baixos, como no caso de microfranquias e nano franquias. É interessante fazer análises concisas e buscar os setores que mais estão em alta no mercado financeiro atual.

Você pode apostar em setores de ideias criativas e diferenciadas, pois estas estão sendo muito bem acatadas pelos investidores devido à pandemia do coronavírus. Principalmente com relação à sua adaptabilidade de promover recursos de acordo com as necessidades que vão surgindo no contexto de crise. 

É importante observar seu próprio empenho e os custos envolvidos para que você consiga trazer as opções para a sua realidade. Dessa forma, o mercado de franquias é uma excelente opção para direcionar seu investimento, já que possui um perfil de segurança comprovado, o que já ajuda a evitar prejuízos. Além disso, as franquias dão suporte para os franqueados como marketing, capacitação de equipe, projetos organizacionais, jurídicos etc. 

Vamos, então, apresentar algumas dicas de como empreender com pouco dinheiro para realizar seu tão sonhado investimento. 

Faça um plano de negócios 

A organização é um pilar para que se construa um bom investidor. Assim, você precisa construir uma planilha e organizar sua vida financeira para criar noções de como você pode investir e, principalmente, quanto.

É importante que você faça pesquisas e busque informações sobre o negócio que você deseja, tentando encontrar informações de uma franqueadora. Portanto, todos esses comportamentos, que parecem simples, te ajudam a evitar possíveis prejuízos.

Na sua organização, mesmo que o dinheiro seja limitado, busque separar o valor que você pretende investir e um valor de reserva. Dessa forma, esse valor de reserva é importante para te proporcionar segurança financeira caso haja problemas no decorrer do processo de investimento. 

Além disso, estabeleça objetivos e metas!

Estude o público-alvo 

Esse é um passo muito importante para que você faça um bom empreendimento com pouco dinheiro. Isso porque criará uma noção mais concreta da realidade e vai direcionar seus investimentos. Mesmo que pouco, vai direcionar esses investimentos para setores que possuem um desenvolvimento real de ganhos. 

Analise a faixa etária, a localidade, os gastos médios e as necessidades não solucionadas pelas outras franquias. Assim, investir pouco dinheiro é investir um dinheiro muito bem direcionado. Assim, você conseguirá inovar o mercado a partir de uma franquia já existente, promovendo retornos reais a partir do seu pequeno investimento. 

Essa avaliação também serve como estratégia para utilizar o marketing e fazer uma análise da localidade que será a nova unidade. 

Análise de concorrência 

O que você precisa absorver daqui é: compreenda a totalidade do mercado. É muito necessário que você saiba os valores estabelecidos no mercado dos serviços ou produtos que você pretende disponibilizar a partir dos seus investimentos. Assim, essas informações servem para se criar um diferencial competitivo no setor. Afinal, com um pequeno investimento é muito difícil alcançar grandes empresas vinculadas a franquias. 

O ideal, inclusive, é você fazer o seu investimento em franquias abaixo daquelas que dominam o mercado. Isso porque você conseguirá espaço para demonstrar o seu diferencial competitivo e obter maiores ganhos na sua rentabilidade final. 

Parcerias estratégicas

Parcerias estratégicas - Reprodução Canva
Parcerias estratégicas – Reprodução Canva

Muitos dos investimentos se configuram a partir de sociedades entre pessoas físicas ou jurídicas. É comum acontecer de que a ideia e a execução do projeto são realizadas por uma pessoa diferente daquela que contribui com o capital inicial. 

Assim, uma opção interessante é você se tornar sócio de alguém interessado em investir no mesmo ramo que você. Com isso, saiba escolher seus sócios, garantindo que suas ideias estejam alinhadas, sendo explícito sobre a sua real capacidade financeira e sua disposição de investimento com o que possui. Dessa forma, ao encontrar o seu sócio, estabeleçam objetivos e definam responsabilidades. 

Então, desse modo você conseguirá fazer um bom empreendedorismo mesmo com pouco dinheiro. 

Marketing

Todos sabemos que é um gasto e tanto você conseguir promover uma publicidade em meio ao caos de informações que é a internet. Entretanto, é interessante você direcionar um pouco da sua verba de investimento para fazer um bom marketing para a empresa. 

Isso é importante por conta do alcance, da chegada de mais clientes e do próprio sócio. Este, inclusive, vai te ajudar a reduzir custos, como tinha dito anteriormente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.