Dicas para estudar bem em grupo

Muitos estudantes não gostam de estudar em grupo pois preferem a tranquilidade e quietude do estudo solo. De fato, na maioria das vezes, é preciso calmaria e silêncio para entender uma matéria ou determinado assunto. No entanto, há assuntos que são mais difíceis de compreender, seja por falta de afinidade do estudante com a matéria ou pelo seu nível de complexidade.

Nesses casos, o ideal é contar com alguém para compartilhar as dúvidas e tentar encontrar o melhor caminho para compreender o tema. Além disso, nem sempre os professores estão disponíveis para ajudar nesses momentos mais difíceis. Nesse sentido, estudar em grupo pode ser a melhor saída. Veja dicas de como estudar bem com um grupo de colegas ou amigos.

4 maneiras de estudar em grupo

1. Aposte na resolução de atividades

Em primeiro lugar, uma das maneiras mais eficazes de estudar com um grupo é responder exercícios em conjunto. Atividades mais complexas como as que envolvem cálculos, por exemplo, podem ser resolvidas com maior rapidez com mais pessoas pensando. Além disso, você e os seus colegas podem ainda responder individualmente e compartilhar as respostas e justificativas com a finalidade de explicar para quem errou como chegar à resposta correta.

2. Compartilhe a leitura de um livro

Outra maneira interessante de estudar em grupo é combinar as leituras. Os estudantes podem estabelecer a leitura de um livro em um determinado prazo e ao fim desse prazo se reunirem para discutir o tema do livro. Isso vale tanto para obras literárias quanto para textos técnicos, de áreas específicas. 

3. Desenvolva jogos para o grupo

Pensar em jogos de pergunta e resposta é também uma dica para manter um estudo em grupo e ter divertimento ao mesmo tempo. Divertir-se durante os estudos ajuda a melhorar sua disposição para aprender. Além disso, jogar e aprender ao mesmo tempo irá ajudar você a fortalecer os vínculos com seus colegas enquanto adquire novos conhecimentos.

4. Compartilhe conhecimento

Por fim, compartilhem conhecimento uns com os outros. Às vezes, há alguém no grupo que sabe mais sobre matemática, outro que sabe mais sobre português, enquanto há um colega muito bom em química, por exemplo. Isso é muito positivo no estudo em grupo porque um colega pode compartilhar o assunto que domina com outros que não o compreendem muito bem e, desse modo, todos se ajudam mutuamente. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Vestibular: Saiba como usar a nota do Enem em universidades do exterior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.