Como aliviar as dores nas articulações

É possível aliviar as dores nas articulações com receitas caseiras e cuidados no dia a dia que tendem a diminuir as inflamações e elevar a flexibilidade do corpo. Para isso, é preciso seguir uma rotina que priorize os cuidados com as articulações para desencadear um equilíbrio maior no organismo. Para tanto, acompanhe o nosso conteúdo e saiba como proceder.

Dicas de como aliviar as dores nas articulações

Para aliviar as dores nas articulações é preciso, antes de qualquer coisa, reconhecer a causa do problema. Por exemplo, se a dor estiver associada à torções ou lesões, é preciso cuidar com alongamentos, compressas frias e analgésicos.

Em contrapartida, se as dores se envolverem com inflamações como a artrite, o ideal é investir em compressas quentes, alimentação adequada e chás anti-inflamatórios. Abaixo damos mais detalhes.

1- Compressas quentes em inflamações e frias em torções

Como mencionamos, cada tipo de compressa requer uma finalidade diferente. No caso das compressas com água quente, o intuito é promover o relaxamento e a dilatação das artérias, desencadeando uma sensação de bem-estar e diminuição da dor.

Por outro lado, as compressas frias tem por objetivo diminuir dores e inchaços causados por torções ou impactos intensos nas articulações. Nestes casos, você pode usar bolsas com gelo envolvidas em um pano fralda, para não aplicar o gelo diretamente na pele e acabar por agredi-la.

2- Alongamentos suaves e adequados ao problema

Alongamentos suaves e recomendados pelo especialista também são ótimas formas de aliviar as dores nas articulações. Isso porque quanto mais parado ficarmos, maiores serão as chances de a articulação ser cada vez mais dolorida.

3- Consumir chás analgésicos e anti-inflamatórios

Os chás analgésicos e anti-inflamatórios podem ser utilizados tanto nas dores causadas por inflamações, quanto nas dores causadas por traumas. Afinal, ambas as propriedades desempenham um papel fundamental na recuperação e na saúde das articulações.

Dentre as opções mais interessantes, podemos citar o chá de gengibre como um potente ingrediente com poder analgésico. Além disso, o chá de alho também é rico em propriedades anti-inflamatórias e pode ser consumido para esse fim.

4- Diminua os níveis de cortisol no corpo

Os níveis de cortisol no organismo também podem ser responsáveis por apresentar uma piora nas dores nas articulações. Por isso, o ideal é que você evite os picos de estresse recorrentes para, dessa forma, diminuir os níveis do hormônio cortisol no corpo.

5- Faça caminhadas leves e exercícios de baixo impacto

Por fim, outra forma muito eficiente de aliviar as dores nas articulações é mantendo o corpo mais ativo, apostando em exercícios de baixo impacto. A caminhada diária, por exemplo, pode ser uma ótima forma de manter as articulações mais ativas, flexíveis e menos doloridas.

Lembre-se apenas de apostar em um exercício que seja adequado às suas necessidades, e considere sempre a opinião do educador físico. Dessa forma, certamente você terá muito mais qualidade de vida e menos dores para atrapalhar a sua rotina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.