Como ajudar novos funcionários a se adaptar no ambiente de trabalho?

Ajudar novos funcionários a se adaptar no ambiente de trabalho é o papel do gestor em qualquer corporação. O indivíduo, que veio de outra realidade, precisa de um suporte para se inteirar sobre a dinâmica da empresa, e o líder é quem deve proporcionar isso.

No entanto, sabemos que nem sempre é tão simples entender como ajudar o colaborador da melhor forma, não é mesmo? Por isso, trouxemos algumas dicas que pode ser bastante úteis. Acompanhe!

Como ajudar novos funcionários a se adaptar no ambiente de trabalho?

Abaixo elencamos algumas dicas de como ajudar novos funcionários a se adaptar no ambiente de trabalho que podem ser úteis. Use-as com sabedoria e de acordo com a sua realidade na empresa. Veja:

1. Ofereça ajuda sempre que necessário

Não fique esperando a pessoa aparecer toda confusa e angustiada para perguntar se ela quer ajuda em determinado projeto. Demonstrar essa disponibilidade em ajudar pode ser uma forma de fazer com que o novo colaborador se sinta mais à vontade no ambiente e trabalho.

Claro que você não precisa oferecer ajuda o tempo todo, mas, perguntar como estão as tarefas e se há alguma dúvida é interessante. Infelizmente, ainda existe muita gente que têm vergonha de perguntar alguma coisa, por medo de passar uma imagem “ruim” sobre si mesmo.

2. Invista em processos de integração

Ofereça processos de integração na sua empresa. Implemente algum que esteja alinhado às demandas da corporação e garanta que o indivíduo receba todos os conhecimentos para dar os primeiros passos. Além disso, algumas dinâmicas pontuais também podem ajudar nesse sentido.

3. Oriente os colegas sobre o novo colaborador

Oriente os demais colegas sobre o novo colaborador. Apresente-o e fale quais serão as atividades executadas por ele. Essa é uma das formas de como ajudar novos funcionários a se adaptar no ambiente de trabalho, afinal, você fará com que todo mundo compreenda o papel dele ali dentro.

Até porque uma das coisas mais incômodas que pode ocorrer no novo emprego é quando os outros colegas sequer sabem o que você faz. E, por isso, acabam invadindo o seu espaço ou executando tarefas suas.

4. Deixe clara as tarefas do novo funcionário

Esclareça todas as demandas e tarefas do novo colaborador. Ele precisa estar a par de todos os processos que é responsável, para que assim possa desenvolver a sua atuação dentro do que é esperado.

Cuidado para não esperar que a pessoa execute algo que você sequer apresentou a ela. Ninguém é obrigado a adivinhar as coisas. Portanto, mostre quais são as obrigações e tarefas, e espere que o colaborador seja proativo em cima disso – e não em cima de suposições.

5. Aproxime-se do colaborador sempre que possível

Esteja sempre por perto. Converse com o colaborador e faça com que, aos poucos, ele se sinta “em casa”. Essa é uma forma de ajudar novos funcionários a se adaptar no ambiente de trabalho que promove bons efeitos.

Ele percebe que a rotina vai se instaurando e que você está sempre ali para o que precisar. E isso traz mais tranquilidade no novo emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.