Como agir com pessoas falsas no trabalho?

Veja algumas dicas para lidar com esse tipo de pessoa no trabalho.

Saber como agir com pessoas falsas no trabalho não é uma tarefa fácil. Mas é importante considerarmos essa forma de atuar para que possamos construir relações interpessoais mais positivas e interessantes. Por isso, neste conteúdo você verá diversas sugestões sobre esse assunto. Acompanhe e saiba mais.

Como agir com pessoas falsas no trabalho?

Antes de qualquer coisa, você precisa estar ciente de que não existe um “manual” sobre as relações pessoais. Afinal, somos seres singulares e subjetivos, o que não permite que possamos reduzir a atuação humana em algo tão simples e genérico.

Tendo isso em mente, será muito mais fácil olhar para si mesmo e criar uma maneira própria de agir diante de situações desconfortáveis e pessoas ditas como “falsas”. Abaixo sugerimos algumas dicas:

1- Observe os assuntos e o tom que as pessoas “falsas” usam: não instigue esse comportamento

Se as pessoas falsas estiverem falando “mal” de algum colega de trabalho, apenas observe a situação e evite participar desse tipo de conversa. Se possível, desvie o tema do que está sendo dito para não instigar o outro a continuar com esse comportamento.

Quanto mais você ignorar e demonstrar indiferença, melhor será. Afinal, a pessoa “falsa” perceberá que não tem vez com você para esse tipo de atitude negativa, e simplesmente não irá mais comentar esse tipo de coisa com você.

2- Evite dar muita atenção aos comportamentos contraditórios

Da mesma maneira que você deve evitar dar atenção aos comentários negativos, você deve observar os comportamentos contraditórios e não criar muito “alarde” em cima disso. Por exemplo, se a pessoa age de uma forma na frente de outro colega, mas fala mal dele assim que ele sai, simplesmente demonstre indiferença por essa atitude.

À medida que você não dá atenção a esse comportamento, a pessoa falsa perceberá que não tem “parceiros” para esse tipo de ação e, aos poucos, pode diminuir a repetição dessa atitude.

3- Reduza o relacionamento ao profissional: limites são fundamentais

Dê limites. Simples assim.

Não adianta querer saber como agir com pessoas falsas no trabalho e ficar tentando ser “o melhor amigo” dessa pessoa.

O mais coerente a se fazer é se afastar e manter a relação apenas profissional. Da mesma forma, jamais use uma pessoa falsa como confidente: é um caminho perigoso e que poderá desgastar o seu bem-estar mental mais tarde.

Só comunique o necessário, converse de maneira cordial em momentos de interação e pronto.

4- Seja neutro e não abra a sua vida pessoal para essa pessoa

Seguindo o gancho do que foi dito acima, não abra a sua vida pessoal para esse tipo de colega. Afinal, saber como agir com pessoas falsas no trabalho é justamente criar essa “proteção pessoal” sobre as ações do outro.

Você sabe que a pessoa costuma fazer comentários sobre os demais colegas, então, não seja você um assunto para esse sujeito falso. Busque manter a discrição e, se for questionado, desvie o assunto ou seja claro e diga que não gosta de falar sobre temas pessoais no trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.