Como a prática de exercícios físicos pode ajudar nos estudos?

Não é nenhuma novidade que a prática regular de exercícios físicos pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental, mas você sabia que atividades físicas podem ajudar também nos seus estudos?

Por mais que a rotina de estudos seja agitada, é essencial reservar um tempo para atividade física. Os exercícios físicos não fazem bem apenas para o corpo, como também para o cérebro, pois potencializa o aprendizado.

Como a prática de exercícios físicos pode ajudar nos estudos?

Além dos benefícios físicos, há também os benefícios ao cérebro que podem turbinar e garantir uma rotina de estudos bem aproveitada. Confira!

Ajuda na memória e na concentração

Para conseguir entender as matérias é preciso concentração e para recordá-las na hora da prova é preciso de uma boa memória

A atividade física pode ajudar exatamente nessa parte, pois ela faz o corpo liberar serotonina, que é uma substância que deixa o cérebro em alerta aumentando a concentração, e também aumenta o tamanho do hipocampo, que é a área do cérebro relacionada à memória e ao processo de aprendizagem. 

Melhora o raciocínio

A prática de exercícios físicos regulares também aumenta a produção de neurotransmissores, sendo eles que atuam na comunicação entre as células neurais, fazendo com que o cérebro melhore o desempenho e fique mais preparado para armazenar informações.

Alivia o estresse

Não é nenhuma novidade que a ansiedade e o estresse são os maiores vilões para os vestibulandos e concurseiros. Porém, a prática regular de exercícios físicos libera a endorfina, que relaxa o corpo e alivia o estresse.

Garante uma boa noite de sono

Assim como a atividade física é capaz de aliviar o estresse, ela também consegue garantir noites mais bem dormidas. Com a liberação da endorfina, o corpo consegue relaxar e dormir melhor e, com o corpo e mente relaxados, seu cérebro consegue assimilar melhor tudo que foi estudado.

Dicas para garantir uma rotina de exercícios físicos

  • Procure um profissional qualificado para te ajudar a alcançar uma rotina de exercícios adequada para você;
  • Separe um horário dentro da sua rotina apenas para atividades físicas;
  • Comece aos poucos e com atividades mais leves;
  • Se alongue antes e depois do exercício físico para evitar dores e incômodos;
  • Se hidrate antes, durante e após a prática de atividade física;
  • Não pegue muito pesado, pois uma atividade muito intensa pode liberar cortisol, o hormônio do estresse, e o efeito pode ser o contrário do desejado;
  • Não se esqueça da alimentação: Uma dieta balanceada combinada com exercícios físicos pode ser a chave de uma rotina de estudos saudável e bem aproveitada.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.