Conheça 5 exercícios mentais para ajudar na memória e nos seus estudos

Veja exercícios para ajudar você em seus estudos e turbinar a sua memória

O cérebro humano tem uma grande capacidade de guardar várias informações, funcionando como uma máquina. Mas na hora de fazer algumas tarefas, como estudar, por exemplo, muitas pessoas têm dificuldades em armazenar na memória o que foi ensinado.

E como é um órgão humano, o cérebro precisa de incentivos, como exercícios mentais, para que suas funções estejam ativas.

Para evitar esse problema, e turbinar sua memória , listamos 5 exercícios para você fazer em casa e e ajudar em seus estudos. Veja.

Cálculos mentais

Treinar operações aritméticas simples, mas de forma depressa, contribui para a agilidade em sua memória. Se você anda de ônibus ou a pé, procure somar cada algarismo dos números pelos quais você passa na rua: placas de carro, números de prédios, telefones em placas.

Recordar objetos e cenas

Observe uma vitrine, uma paisagem, um quadro ou uma revista, por em torno de 30 segundos. Depois, olhe para outro local e anote em um papel todos os detalhes que conseguiu lembrar, como cores, quais objetos compunham a cena, como estava o céu, posição dos móveis, como estão vestidas as pessoas. Esse exercício é fundamental para a memória

Jogos de concentração

Jogos como sudoku, jogos de quebra-cabeça e da memória são divertidos e muito úteis. Essas atividades ajudam na concentração e exigem que o cérebro exercite a capacidade de associação por imagens e, com o tempo, você ficará mais habilidoso em memorizar onde está cada peça e onde ela deve ser encaixada. Outras opções são jogos como sudoku, palavras cruzadas, dominó e até jogos tradicionais de cartas.

Memorizar citações

Essa dica ajuda em sua memória e de quebra auxilia você a ir bem na redação ou nas provas dissertativas. Quando estiver estudando, tente memorizar frases, citações de personagens históricos, enunciados gerais de física e química, etc.

Relembrar o dia

Antes de dormir, feche os olhos e tente relembrar de tudo que aconteceu durante o dia, desde o momento em que se levantou. Vale o que você fez, quem encontrou, quais eram as roupas das pessoas, o que você disse a cada uma. Ao treinar todo dia, você vai conseguir memorizar mais coisas quando for estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.