6 técnicas de estudo para melhorar sua memória

Melhorar a memória é bom para qualquer pessoa, mas é imprescindível para os estudantes. Afinal, ninguém quer chegar no dia da prova e ser acometido pelo famoso ‘branco’, não é mesmo?

Felizmente, para ajudar, existem estratégias – algumas bem simples – que vão fazer com que você trabalhe a memorização de conteúdos e dar aquela forcinha a mais na assimilação.

Selecionamos 6 dessas técnicas para você tomar nota 🙂

1. Exercícios antes das provas

Está provado que os exercícios podem aumentar sua memória e capacidade cerebral. Uma pesquisa conduzida por Chuck Hillman, da Universidade de Illinois, fornece evidências de que cerca de 20 minutos de exercícios antes de um exame podem melhorar o desempenho.

2. Fale em voz alta em vez de simplesmente ler

Embora isso possa fazer você parecer um pouco louco, experimente! Você ficará surpreso com o quanto mais poderá se lembrar quando disser isso em voz alta. É uma boa tática para estudar em casa, em meio à pandemia, já que não precisará falar alto na frente de todo mundo da sala de aula 😉

3. Ensine o que você aprendeu

A melhor maneira de testar se você realmente entende algo é tentar ensiná-lo a outra pessoa. Se você não consegue fazer ninguém ouvir sua explicação do Teorema de Pitágoras, escolha seus bichos de pelúcia ou o próprio espelho, por que não?

4. Crie mapas mentais

A capacidade de fazer conexões não é apenas uma maneira mais fácil de lembrar informações, mas também o combustível da criatividade e da inteligência. Steve Jobs disse a famosa frase: “Criatividade é apenas conectar coisas. Quando você pergunta às pessoas criativas como elas fizeram algo, elas se sentem um pouco culpadas porque não fizeram realmente, elas apenas viram algo ”.

Mapas mentais são uma maneira fácil de conectar ideias, criando uma visão geral visual de diferentes conexões. Leia mais sobre os benefícios de usar mapas mentais para aprender aqui .

Leia mais: 7 frases de Steve Jobs que inspiram estudantes e empreendedores

5. Desenhe diagramas

O desenho de diagramas o ajudará a visualizar informações que seriam difíceis de descrever. Isso cria uma memória visual em sua mente que pode ser recuperada em um exame. Você pode até ser solicitado a desenhar ou rotular diagramas como o coração humano em seu exame, então comece a praticar!

Leia também: Dicas para usar flashcards no estudo para concursos

6. Faça pausas regulares de estudo

Quando seu cérebro está funcionando, você precisa fazer intervalos regulares para estudar para ajudá-lo a absorver mais informações, mas também para mantê-lo motivado e focado quando estiver trabalhando.

Faça uma pequena pausa após 45-50 minutos de estudo, pois seu foco e concentração serão prejudicados após este período, qualquer coisa nova após 1 hora e 30 minutos não é assimilada.

Que tal experimentar o método Pomodoro para estudar? Falamos dele nesse artigo: Estudo com pausas: Conheça o método pomodoro e suas vantagens

Esperamos que tenha gostado das dicas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.