Comércio brasileiro: Empresários se mostraram mais confiantes em agosto

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) divulgou novos resultados positivos para este mês, o que significa o terceiro avanço consecutivo do ano. Dessa vez, o nível do aumento de confiança do comércio subiu 4,3% no comparativo com o mês anterior, alcançando 115 pontos e se colocando acima da zona considerada satisfatória.

No acumulado do ano a confiança do comércio já cresceu 47,2% e os números foram divulgados nesta quinta-feira (19) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Além de uma expectativa da melhora da economia em geral, visto que a vacinação tem avançado bastante no país, o Dia Dos Pais também foi bastante positivo para o comércio, com um alto número de vendas naquela semana. Essa junção de fatores foi o que colaborou para o avanço da confiança dos empresários no comércio brasileiro.

A avaliação indica que os empresários tendem a continuar aumentando as suas expectativas para o crescimento do comércio, após os fortes aumentos que foram marcados em junho e julho, acima de 10% para cada mês.

Para alguns especialistas, como José Roberto Trados, que é Presidente da CNC, o avanço da vacinação está ligado diretamente com as aberturas do comércio: “Mesmo com a digitalização do comércio e com os serviços delivery, seja em shoppins centers ou lojas de rua, é um segmento que sempre irá acompanhar os movimentos físicos”, destacou.

Cenário de emprego também anima o setor

Outros cenários reforçam a visão positiva dos empresários sobre o comércio, como um possível cenário de aumento dos empregos, seguido do crescimento da renda, além dos acréscimos sobre o faturamento do comércio e em decorrência dos pagamentos do Auxílio Emergencial que deve continuar até outubro.

Podemos dizer que o cenário de confiança do comércio retrocedeu um pouco em comparação aos últimos meses, ainda que tenha se mantido positivo, por conta do aumento da inflação que está superando os 7% anuais e também pela nova alta do dólar, saindo de R$ 5,20 para R$ 5,41, o que coloca novamente o Brasil entre os piores desempenhos do mundo.

Indicadores até o final do ano

Antonio Everton que é economista da CNC, foi o responsável pela pesquisa, e disse que o indicador aponta mais um semestre positivo, com vendas que serão impulsionadas pelas datas festivas e pelos recessos, como o próximo dia 7 de setembro.

Ele também aponta que “existe uma nítida sensação de melhora do comércio”, colocando o olhar dos comerciantes sobre a crise de lado, o que é positivo para todo mundo, principalmente para os consumidores que estão ainda resguardados, sempre com aquele anseio de uma nova onde que eleve o número de casos no país.

O componente que se refere as notícias e impulsos do comércio está marcando atualmente 151,3 pontos. Ainda dentro da zona de otimismo, na sequência, está a intenção de investimentos, que está em 101,7 pontos. Também é preciso destacar o índice que mede a desconfiança dos empresários, que ainda é um pouco elevado, atualmente em 92,1 pontos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.