COMEMORAÇÃO dos brasileiros com o CALENDÁRIO OFICIAL do Vale Gás tem motivo SURPREENDENTE

Veja quanto será repassado para os brasileiros no próximo mês

Os pagamentos referentes ao mês de julho para o programa social Bolsa Família estão ocorrendo em todas as regiões do país. Entretanto, o auxílio financeiro destinado à compra de gás de cozinha, o Vale Gás, não foi liberado neste mês, devido à natureza bimestral de suas parcelas.

O programa social que instituiu o auxílio estabelece que os repasses devem ocorrer de dois em dois meses. Assim, especificamente nos meses pares do ano, conforme definido pelo Governo Federal, há o depósito do Vale Gás, que compreende o valor de um botijão de 13 kg.

Consequentemente, os próximos pagamentos do benefício, também conhecido como Auxílio Gás, estão previstos para o mês de agosto. Quanto aos detalhes do período de depósitos, as informações serão apresentadas a seguir.

Objetivos e requisitos do programa Vale Gás

Esse programa foi criado com o intuito de auxiliar cidadãos de baixa renda a adquirirem gás de cozinha. O valor do benefício é calculado com base no preço médio do botijão de 13 kg, como citado, e conforme levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nas revendedoras em todo o território nacional.

Para ser elegível ao benefício, a família interessada deve estar devidamente cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Ademais, deve possuir também uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 660). Além disso, o programa atende também aos lares que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS.

A seleção dos beneficiados é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, responsável pela gestão dos programas sociais do governo. São adotados critérios de prioridade, levando-se em conta a menor renda, o maior número de membros na família, lares chefiados por mulheres, entre outros.

Como se inscrever no CadÚnico para receber os benefícios do governo

Para se inscrever no CadÚnico, basta comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Assim, deve apresentar também os documentos de identificação de todos os membros da família, juntamente com comprovantes de endereço e renda. Adicionalmente, é possível fazer um pré-cadastro pelo aplicativo Cadastro Único (disponível para os sistemas Android e iOS) para agilizar o processo de atendimento presencial.

Calendário para o próximo pagamento do Vale Gás

No mês de junho, quase 5,62 milhões de famílias de todo o país foram beneficiadas com uma parcela de R$ 109 do Auxílio Gás. Na próxima etapa de pagamentos, é esperado que esse número possa variar, considerando inclusões e exclusões de beneficiários.

Semelhante ao calendário do Bolsa Família, o Auxílio Gás é disponibilizado nos últimos dez dias do mês, seguindo a ordem do final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiado. Abaixo, encontra-se o calendário referente ao mês de agosto:

  • Caso o dígito final do NIS seja 1 – Recebimento no dia 18/08;
  • Caso o dígito final do NIS seja 2 – Recebimento no dia 21/08;
  • Se o dígito final do NIS for 3 – Recebimento no dia 22/08;
  • Se o dígito final do NIS for 4 – Recebimento no dia 23/08;
  • Caso o dígito final do NIS seja 5 – Recebimento no dia 24/08;
  • Caso o dígito final do NIS seja 6 – Recebimento no dia 25/08;
  • Se o dígito final do NIS for 7 – Recebimento no dia 28/08;
  • Se o dígito final do NIS for 8 – Recebimento no dia 29/08;
  • Caso o dígito final do NIS seja 9 – Recebimento no dia 30/08;
  • Caso o dígito final do NIS seja 0 – Recebimento no dia 31/08.
COMEMORAÇÃO dos brasileiros com o CALENDÁRIO OFICIAL do Vale Gás tem motivo SURPREENDENTE
Veja quanto será repassado para os brasileiros no próximo mês. Imagem: iStock

Ponta Grossa tem cadastramento online

A administração municipal de Ponta Grossa deu início na última quinta-feira (20) ao processo de cadastramento online para o Programa Vale-Gás. Este se refere ao segundo semestre de 2023. O cadastro presencial, que teve início na última segunda-feira (17) no 4º andar da prefeitura, continuará a ser realizado até o preenchimento das 3 mil vagas disponíveis.

Para o cadastro presencial, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Identificação pessoal, como RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Já para o cadastramento online, os cidadãos devem preencher um formulário com seus dados pessoais no site da prefeitura.

Os cadastros serão submetidos a uma análise. Assim, após 72 horas, os solicitantes poderão verificar a aprovação no site do cadastro. Após a aprovação, as primeiras cargas de gás serão liberadas, ademais, a troca poderá ser efetuada junto aos caminhões do Programa Feira Verde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.