CNH social: Inscrições começam nesta segunda-feira (11/03); veja como participar

O governo estará cobrindo 100% das taxas de emissão para os beneficiários que se qualificarem conforme os critérios estabelecidos pelo programa

Segunda-feira (11) marca o início das inscrições para o programa CNH social, uma grande oportunidade para aqueles que têm o desejo de obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mas enfrentam dificuldades financeiras.

O que é a CNH Social?

A CNH social é um programa governamental que visa oferecer a primeira Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente para pessoas de baixa renda. Essa iniciativa é uma maneira de garantir o direito à mobilidade e também de qualificar os indivíduos para o mercado de trabalho.

Como Funciona o Programa

O governo estará cobrindo 100% das taxas de emissão para os beneficiários que se qualificarem conforme os critérios estabelecidos pelo programa. A meta é atender 10 mil pessoas este ano.

As inscrições podem ser feitas através do site da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc). A avaliação dos inscritos e a seleção dos beneficiários também será realizada pela mesma instituição.

A lista dos candidatos selecionados será posteriormente enviada para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para o devido atendimento.

Quem Pode se Inscrever?

Para se inscrever no programa, existem alguns pré-requisitos. O candidato deve:

  • Estar inscrito no Cadastro Único (CAD Único)
  • Ter mais de 18 anos
  • Saber ler e escrever
  • Residir em Mato Grosso há pelo menos um ano

No entanto, aqueles que já possuem um Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) em aberto não poderão participar. Além disso, o programa não contempla renovação de CNH e nem a emissão do documento definitivo.

Como aplicar para a CNH gratuita

O processo de aplicação para a CNH gratuita pode variar conforme o programa oferecido pelo seu estado ou município. Geralmente, é necessário acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) local ou entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social para obter mais informações sobre o processo de inscrição, documentos necessários e prazos.

Benefícios Cobertos pelo Programa

Os beneficiados pelo programa CNH social estarão isentos das seguintes despesas:

  1. Exame de aptidão física e mental ou junta médica
  2. Exame de avaliação psicológica
  3. Exame teórico, reexame teórico
  4. Exame prático de direção veicular
  5. Reexame prático de direção veicular
  6. Demais taxas referentes à abertura de requerimento, coleta de fotos, lançamento de frequência de curso teórico e de confecções da CNH nas categorias A ou B

No caso dos reexames, é permitido somente um por beneficiário.

O Impacto da CNH Social

A CNH social não é apenas uma carteira de motorista gratuita. Ela representa uma oportunidade de emprego, um passo para a independência e, acima tudo, uma chance para aqueles que não têm recursos para obter uma CNH por conta própria.

Não é apenas uma questão de mobilidade, mas também de dignidade. Ter uma CNH pode abrir portas para novas oportunidades de emprego e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos beneficiários.

Ademais, a CNH social é uma grande oportunidade para aqueles de baixa renda obterem sua primeira Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente. Com o objetivo de garantir o direito de mobilidade e qualificar indivíduos para o mercado de trabalho, este programa tem o potencial de mudar vidas. Se você se qualifica, não perca essa chance. As inscrições começam nesta segunda-feira (11), então acesse o site e inscreva-se já.

A CNH social é mais do que uma carteira de motorista; é uma chave para a mobilidade, a independência e a dignidade. Não perca a chance de mudar sua vida. Inscreva-se já!

Leia também:

1 comentário
  1. Francislaine Diz

    Oi como 3u faço

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.